Tecnologia foi a grande “arma” na área de segurança em Praia Grande

Em 2018, Cidade avançou ainda mais no número de equipamentos

28/12/2018

A tecnologia foi a grande “arma” de 2018 na área de Segurança Pública em Praia Grande. A Cidade, que foi a primeira da Baixada Santista, a investir em câmeras de monitoramento desde 2001, inovou este ano com a instalação de um moderno sistema de reconhecimento de caracteres, chamado de “cerco eletrônico”. A Guarda Civil Municipal (GCM) também foi destaque nesta área, recebendo várias melhorias e mantendo o patamar de referência entre as cidades da região e até mesmo do estado.

O sistema funciona graças às câmeras de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que têm uma tecnologia capaz de identificar qualquer veículo que entre ou saia da Cidade facilitando o trabalho de investigação ou a localização de carros e motos que tenham sido furtados ou roubados. Dessa forma, assim que o crime é comunicado à Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal (GCM) já é possível realizar as buscas pelos pontos “cercados”, antes mesmo da elaboração de Boletim de Ocorrência.

As câmeras começaram ser instaladas em pontos estratégicos da Cidade em janeiro de 2018. Na época, eram apenas 20 pontos. Ao longo do ano, vários locais, começaram a receber a ferramenta e, em dezembro, Praia Grande já contava com 106. Mas os investimentos não param por aí. Logo nos primeiros meses de 2019 mais 64 pontos contarão com OCR, totalizando 170 pontos.

Os resultados logo foram alcançados, indo desde a recuperação de veículos roubados ou furtados a prisões em flagrante. Conforme levantamento da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), entre janeiro e novembro de deste ano houve uma queda de mais de 60% no número de crimes dessa natureza.

Consequentemente, o cerco eletrônico contribuiu para que Praia Grande ficasse em primeiro lugar no ranking de redução dos índices criminais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no segundo trimestre de 2018, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Ao todo, o Município conta com 2.136 câmeras, sendo 1.721 fixas, 104 Domos (com giro de 360º e zoom), além das OCRs, e modernos softwares com tecnologia de ponta.

Guarda Civil – Considerada referência na Baixada Santista, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande também teve um ano de conquistas. No primeiro semestre, houve a revalorização profissional dos guardas que integram a corporação assim como a implementação do plano de carreira. Além disso, a Administração Municipal iniciou a construção das bases do Canil e Ambiental, previstas para serem inauguradas ainda no primeiro semestre de 2019, e renovou a frotas de viaturas da corporação, que passou a contar com carros de maior porte, dando melhores condições de trabalho aos integrantes da GCM.

Essas medidas integram plano de ações que visam a valorização da Guarda Civil Municipal, que ao longo dos anos passou a ter suas atribuições ampliadas, deixando de ser restrita apenas à proteção do patrimônio público. Primeira guarda armada da região, a GCM praia-grandense tem papel fundamental na estrutura de segurança pública da Cidade, prestando importante apoio às polícias Militar e Civil.

Outra novidade que marcou o ano para a corporação foi a abertura de concurso público para a contratação de mais 80 guardas. As provas objetivas já foram realizadas e os novos integrantes deverão compor a corporação ainda no primeiro semestre de 2019, após a realização de curso de formação.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta com 347 homens e mulheres totalmente preparados para atuar nas ruas da Cidade tanto no patrulhamento preventivo quanto ostensivo.