Animais silvestres resgatados pela Guarda Ambiental de PG são devolvidos à natureza

Soltura aconteceu nesta sexta-feira (04), em área do Bairro Melvi

4/1/2019

Três animais silvestres que haviam sido resgatados pela Guarda Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal de Praia Grande, foram devolvidos à natureza nesta sexta-feira (04). A soltura aconteceu em uma área do Bairro Melvi, em Praia Grande, e contou ainda com profissionais da Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais, responsável pela reabilitação dos animais.

De acordo com o inspetor do grupamento, Fábio Rogério Marques, um Falcão quiriquiri, um Carcará e um Tamanduá-mirim foram levados a uma área da Reserva do Guariúma, no Bairro Melvi, mas cerca de 18 animais silvestres foram resgatados apenas nos primeiros dias de 2019. “Fatores como a época de reprodução de muitas espécies, o aumento da temperatura e a busca por alimento no perímetro urbano, além dos festejos com uso de fogos de artifício com estampido, contribuem significativamente para o aumento do registro desse tipo de situação nesse período”, explica Marques.

Entre as espécies resgatadas neste período há gambás com filhotes, Bicho preguiça, Quero-Quero, Saracura e Sanhaçu.

Curiosamente, no caso dos três animais soltos nesta sexta-feira, todos foram resgatados perto da praia localizada próximo à Vila Militar, na Fortaleza de Itaipu, local cercado por muita vegetação.

Após os resgates, os bichinhos foram levados para a Aiuká, onde profissionais cuidaram até que pudessem voltar para suas “casas”.

O inspetor destaca ainda a importância da parceria com a Aiuká e também com o Ceptas (Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens), para onde vão os animais oriundos de apreensão com registro de crime ambiental. “Ambas instituições estão à disposição sempre nos auxiliando, seja no recebimento dos animais, na elaboração de laudos técnicos ou treinamentos, fatores que garantem um atendimento especializado e diferenciado por parte da equipe, o que contribui para a recuperação do animal resgatado e posterior soltura no habitat natural”.

Caso alguém se depare com um animal silvestre a orientação é para que não tente capturá-lo e entre em contato com o grupamento pelos telefones 153 e 199.