Reconhecimento facial é destaque na segurança dos shows em PG

Sistema capta imagens no local e transmite ao vivo para o Cicoe

7/1/2019

Para garantir ainda mais segurança e tranquilidade ao público que tem ido aos shows do Estação Verão Show, que acontece no Kartódromo Municipal, um moderno sistema de segurança foi implantado logo na entrada do local. Graças a um software de reconhecimento facial, todas as pessoas que passam pela entrada da área de eventos estão tendo suas imagens captadas, podendo ser identificadas no caso de alguma eventualidade.

O sistema vinha sendo testado desde as primeiras apresentações e no último final de semana foi totalmente implantado, sendo uma ferramenta a mais no esquema de segurança do evento.

De acordo com o inspetor-chefe do Departamento de Planejamento e Tecnologia da Secretaria de Assuntos de Segurança (Seasp), Marco Alves dos Santos, câmeras captam as imagens, que são transmitidas simultaneamente a uma base móvel que foi instalada no local e também para o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que fica no Paço Municipal. “Dessa forma, podemos identificar qualquer pessoa que integre algum banco de dados, como o da Polícia Civil, e também podemos formar o nosso próprio banco de dados. Caso uma pessoa se envolva em alguma confusão, por exemplo, na próxima vez que passar pelo sistema será imediatamente identificada”.

O inspetor explicou ainda que as imagens ficam armazenadas e poderão ser utilizadas em outras situações de interesse da Administração Municipal.
Este software foi adquirido recentemente pela Administração Municipal e o objetivo é que, em breve, tenha seu uso ampliado na Cidade, inclusive para a identificação de suspeitos de crimes e de foragidos da Justiça.

Praia Grande investe maciçamente em tecnologia na área de Segurança Pública, contando, ao todo, com 2.136 câmeras instaladas em pontos estratégicos. Um outro exemplo de tanta tecnologia nesta área é o chamado “cerco eletrônico”, que consegue identificar qualquer veículo que acesse a Cidade, contribuindo significativamente para a redução dos índices de furto e roubo de veículos.