Canil e Grupamento Ambiental ganham nova sede no Portinho

Equipamento será entregue nesta terça-feira (15), às 16 horas

14/1/2019

Foto Indisponivel

Uma nova sede do Canil e do Grupamento Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM), será entregue nesta terça-feira (15), às 16 horas, com modernas instalações e espaço para treinamento dos cães e outras atividades específicas. O equipamento está localizado na Área de Lazer Ézio Dall’Ácqua, o Portinho, e está entre ações da Administração Municipal em comemoração ao aniversário de 52 anos de Emancipação Político-Administrativa de Praia Grande.

As novas instalações ocupam terreno com 350 m² e o imóvel tem cerca de 280 m² de área construída, subdividida em setor administrativo e a área do canil especificamente.
Em sua área administrativa, o centro terá recepção, sala de reuniões, vestiários, cozinha, banheiros, depósito de materiais e área de serviço. Já na área edificada onde se localizará o canil da GCM, além das 13 baias para os animais e área de treinamento, com 75 m², destaca-se a enfermaria veterinária que dará ao local autossuficiência no atendimento especializado voltado para a saúde dos animais.

No Grupamento Ambiental, o destaque fica por conta da proximidade com a Escola de Educação Ambiental, bem como a disposição de um ambiente exclusivo para tratar de assuntos específicos do grupamento como planejamento das ações, capacitação, treinamentos e outros.

Com o local, as equipes que integram tanto o Canil como o Grupamento Ambiental terão melhores condições de trabalho e, consequentemente, poderão prestar um serviço ainda melhor à população.

O Canil da GCM tem por finalidade possibilitar a complementação de ações e operações de segurança pública com o emprego de cães. Os guardas responsáveis pela condução dos animais participam de diversos cursos, entre eles os de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Além do patrulhamento preventivo e ostensivo, o Canil participa de atividades educacionais e sociais, como as visitas em escolas com apresentação de show dog (adestramento) e a instituições beneficentes.

Já o Grupamento Ambiental foi criado com o objetivo de proteger o Meio Ambiente e preservar a fauna e a flora local, além de prevenir e reprimir ocupações clandestinas, auxiliando também as ações das secretarias de Urbanismo e de Meio Ambiente.