SEMA disponibiliza informativo educativo sobre o trato do RCC

Ação visa alcançar todas as empresas do segmento no Município neste ano

17/1/2019

No final do mês de dezembro, a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (Sema) iniciou uma ação visitando empresas de locação de caçambas, distribuindo informativos para orientar sobre a importância para o Meio Ambiente do trato certo com os Resíduos da Construção Civil (RCC) e informar sobre as sanções previstas em lei para quem descumpri-la.

“O intuito desta ação é alcançar todos os envolvidos. Iniciamos pelos transportadores para que essas empresas repassem as infromações, como por exemplo, a forma correta para se adquirir aterro para seu terreno, de como as caçambas devem ser deslocadas e a quantidade máxima de entulho permitida, os cuidados com a limpeza do entorno da caçamba, entre outros. Essas situações são obrigações dos clientes que contratam as caçambas, e os informativos são entregues a eles com essas e outras explicações”, explica o coordenador da Fiscalização de RCC da Sema, Luciano Mola.

Para que este objetivo seja atingido foram confeccionados folders com ilustrações e orientações necessárias para os geradores (como por exemplo construtores), aqueles que geram o RCC, para os transportadores (como por exemplo as empresas de caçambas) que transportam e destinam o RCC e para os receptores, aqueles que fazem a disposição final do produto (por exemplo os donos de lotes).

“Além de algumas legislações, o informativo conta com imagens demonstrando a forma correta e incorreta de destinação, como as caçambas devem ser utilizadas e para o que devem ser usadas, e também para alertar sobre possíveis multas”, completou o secretário municipal de Meio Ambiente, Israel Evangelista.

O representante da empresa Fox Ambiental, Clayton Carnio parabenizou a Sema pela ação e disse estar satisfeito com a parceria. “Excelente iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente. Vamos entregar de bom grado os informativos, pois isso favorece o nosso trabalho e nos ajuda na orientação. Muitas vezes, a pessoa contrata o serviço de caçamba, mas não tem ideia da quantidade de entulho que pode carregar e acha que temos obrigação de transportar com o nível acima do permitido. Isso gera multa para nós e para eles”.

Sistema de Coletas - Desde 2014 funciona em Praia Grande o Sistema de Coletas Online, que monitora em tempo real a movimentação dos resíduos no Município. Com o Sistema de Coletas Online é possível monitorar os resíduos desde o gerador até o destino final. Após o contato com a empresa, o gerador acompanha todo o trajeto do material até a baixa. Esse sistema, além de prático, aprimorou o controle do Município quanto à destinação do RCC, que atualmente monitora esses resíduos desde o gerador até o destino final, quando é entregue a recicladoras ou áreas de triagem.

Cidade Vida – A Lei de Destinação de Resíduos da Construção Civil faz parte do programa Cidade Vida. Lançado em junho de 2014, o programa foi criado para englobar ações na área ambiental que objetivam permitir um salto na qualidade de vida dos moradores e visitantes de Praia Grande.