Praia Grande completa 52 anos em franco desenvolvimento

Solenidade Cívica, Caminhada, Regata e shows marcam a programação especial

19/1/2019

Jovem, em franco desenvolvimento e com perspectivas animadores e promissoras para o futuro. Esta é Praia Grande, que completa 52 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (19). A solenidade cívica, homenagens, a 2ª edição da Caminhada dos Emancipadores, que reuniu 5 mil participantes, além da Regata Festiva foram as atrações da data especial. Dois shows, dos cantores sertanejos Leonardo e Naiara Azevedo, no Kartódromo Municipal, fecham a programação no período da noite.

Atualmente, Praia Grande é vista como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista e no Estado de São Paulo na realização de serviços e na infraestrutura disponibilizada em todos os bairros da Cidade para munícipes e turistas. O Município é apontada ainda pelo Ministério do Turismo como o quinto destino mais procurado na alta temporada de verão em todo o País.

Outro destaque é o crescimento populacional que supera os índices nacionais. São sete mil novos moradores em busca de uma maior qualidade de vida que chegam na Cidade todos os anos. Com isso Praia Grande ganhou mais uma posição e hoje é o terceiro maior município do toda a Baixada Santista.

A programação especial de aniversário começou no dia 7 de janeiro. De olho no futuro, a Prefeitura de Praia Grande lançou uma série de obras voltadas a infraestrutura, educação, segurança e saúde, entre outras áreas. As intervenções contemplarão todos os bairros da Cidade e transcorrerão pelos próximos meses. Foram cerca de 100 ordens de serviço assinadas pelo prefeito da Cidade, Alberto Mourão. O administrador municipal visitou todas as regiões informando a população das ações que serão colocadas em prática. O investimento para o pacote de melhorias deve girar em torno de R$ 200 milhões, grande parte do valor recursos municipais.

Ainda ao longo das duas últimas semanas foram realizadas uma série de inaugurações e entregas. Destaques para: EM Valter Salerno, Bairro Ocian, Praça Portugal, parte das obras do Centro Expandido Boqueirão, Avenida Diamantino Cruz, Canil da GCM, pavimentação de ruas do Maracanã e Antártica, Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), instalações da Instituição de Acolhimento Unidade Aviação, Ecopontos Anhanguera, Vila Sônia e Melvi, além das entregas da revitalização da Usafa Guaramar, de 1.645 títulos de regularização fundiária ‘Dono do Lote’ e do sorteio de mais de 600 unidades habitacionais.

“O momento que Praia Grande vive é muito especial. Isso foi fruto de um trabalho a longo prazo e executado conforme planejado. Sempre com o controle dos gastos público para que a Cidade mantivesse o seu poder de investimento. Mesmo com o País em crise, o Município arcou em dia com seus compromissos com os servidores e fornecedores. São apenas 52 anos e temos muito o que comemorar. Parabéns, Praia Grande”, declarou o chefe do Executivo, Alberto Mourão.

Aniversário – A solenidade cívica e o Tributo aos Emancipadores abriu a programação de aniversário neste sábado. O prefeito, acompanhou de autoridades da Cidade, depositou uma coroa de flores no monumento localizado na Praça dos Emancipadores, no Bairro Boqueirão. O ato já é tradicional no Município emocionou o público que prestigiou o evento.

“Quero agradecer aquelas pessoas que trabalharam pelo movimento de emancipação. Este foi o momento mais importante da história de Praia Grande, quando se decidiu tomar e construir a dianteira de sua história. Esta é uma homenagem mais que justa”, afirmou o prefeito.

Mourão aproveitou a oportunidade e fez uma reflexão sobre outras fases vividas pela Cidade. “Na década de 90 demos um basta! Era hora de parar de sentir vergonha do Município. O projeto de reurbanização de um pequeno trecho do calçadão da orla deu certo e a transformação teve início. Resgatamos nossa principal matriz econômica na época, o turismo. Aos poucos fomos recuperando a autoestima das pessoas. Hoje todos falam com orgulho que moram em Praia Grande”.

Medalha de honra ao mérito – Após a solenidade cívica teve início uma série de homenagens para praia-grandenses que se destacaram em áreas como educação e esporte e elevaram o nome do Município no cenário estadual, nacional e até internacional. Receberam a medalha de honra ao mérito os seguintes homenageados: Fátima Aparecida Heberaldo, Maria Pereira dos Santos, Yanno Andrey Piovarczik, Jéssica Linhares de Paula, Guilherme Gomes, João Marcelo Morato de Oliveira, Ana Beatriz Costa Machado, Jaime Ferreira Revert, Luis Carlos Rufino da Silva, Evandro Andrade, Luciene Gonçalves, Raquel Santos Zandonadi, Vinícius Cellurale, João Pedro de Oliveira Bastides, Beatriz Miranda Bezerra, Bruno Luiz Zerbinatto Rosa, Meiriel Latifah Pereira dos Santos, Ryan Nunes Rios Fernandes, Eric Silva Ferreira, Alejandro Medrado da Silva, Isabella Dantas Silva, Daniel Estevam Gomes Branco Coelho de Paula, Gleice Kelly Rodrigues dos Santos, Hemilly Nicolly Viana Martins Cruz, Jenifer Lima de Jesus, Matheus Ferreira Latislau, Ítallo dos Reis Fagundes, Monique Menezes de Campos, Ana Beatriz Gaylor Bernardo, Beatriz Gomes Soares dos Santos, Heloá da Silva Ribeiro, Luísa Machado, Miguel de Souza Siqueira, Gabriel Ferreira Andreotti.

“Fiquei emocionado e feliz por receber essa condecoração. São momentos como esse que fazem todo esforço do trabalho valer a pena e nos deixam ainda motivados para as atividades diárias”, comentou o técnico da equipe de handebol masculino de Praia Grande, que conquistou títulos importantes, como o dos Jogos Abertos, Evandro Kuiz Andrade.

Outro que estava com largo sorriso no rosto e com a medalha de honra ao mérito no pescoço era o estudante praia-grandense, Vinicius Cellurale Novaes, vencedor de concursos literários. "Isso representas muito para mim. Estou muito feliz. Quero sempre poder dar orgulho para Praia Grande", enfatizou.

Caminhada – A 2ª edição da Caminhada dos Emancipadores foi uma festa para família. Pelas ruas e avenidas dos bairros Boqueirão e Canto do Forte, pais, crianças, jovens e idosos, todos juntos curtiram cada metro do percurso de cerca de 3 quilômetros. No total, participaram 5 mil pessoas.

A edição deste ano de 2019 foi um passeio pela história de Praia Grande. Por todo percurso, foram instalados pórticos com fotos de várias épocas da Cidade. Em cada um desses pontos, uma banda tocava músicas alusivas ao período das imagens. Os participantes elogiaram a iniciativa e aproveitaram para registrar com celulares e câmeras todos esses detalhes. “Foi demais! As bandas e as fotos antigas deixaram a caminhada ainda melhor. Em 2020 vou participar outra vez”, afirmou o balconista, Wandsuel Brito, morador do Bairro Guilhermina.

A largada foi na própria Praça dos Emancipadores. Depois os caminhantes entraram na Avenida Paris até a Avenida Ecológica, passaram pela Avenida Costa Machado, retornaram para a Avenida Marechal Mallet, percorreram a Avenida Gaspar Viana e chegaram na Praça Duque de Caxias (Avenida Presidente Castelo Branco próximo a Avenida Gaspar Viana, no Bairro Canto do Forte).

No final do percurso, na praia em frente à Praça Duque de Caxias, foram instalados brinquedos que fizeram a festa das crianças. Também ocorreu a distribuição de pipoca e algodão doce para completar a diversão. Um DJ ainda animou o público com modernas melodias. “Não troco praia Grande por nada! Eu amo morar aqui”, ressaltou, com largo sorriso no rosto, a dona de casa residente no Bairro Sítio do Campo, Maria do Céu.

Regata - A 22ª edição da Regata Festiva Cidade de Praia Grande, no Portinho, também abrilhantou as festividades. A competição, que tradicionalmente faz parte da programação especial de aniversário do Município, reuniu cerca de 30 atletas da Baixada Santista e também de outras regiões do Estado de São Paulo.