Bairro Tupi ganhará equipamento para descarte correto de materiais recicláveis

Em 2019, Quietude, Esmeralda, Antártica e Guilhermina também receberão ecopontos

23/1/2019

Com um espaço exclusivo para o recebimento adequado de materiais recicláveis, o projeto Ecoponto ganhará um novo reforço em 2019. O Bairro Tupi receberá uma unidade ainda neste ano. O anúncio foi feito no mês de janeiro, durante as comemorações do aniversário de Praia Grande. A intenção da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) é que as obras de construção sejam iniciadas ainda neste primeiro semestre. Além do Tupi, outros quatro bairros devem receber um equipamento este ano: Quietude, Esmeralda, Antártica e Guilhermina. Atualmente, a Cidade conta com 15 ecopontos em funcionamento.

Antes de instalar os equipamentos, a Sesurb realiza um levantamento nos bairros, buscando pontos estratégicos, que facilitem o descarte e que beneficiem mais gente do bairro. Em muitos casos, os trechos transformados em ecopontos antes eram pontos crônicos de descarte de lixo por parte da própria população. No Bairro Tupi, o local de construção ainda está sendo definido, mas deve ser instalado nas proximidades da Rua Timbiras.

O anúncio dos novos ecopontos integra uma série de melhorias anunciadas para o sistema de reaproveitamento de materiais recicláveis em Praia Grande, que incluem a ampliação no número de caminhões destinados ao serviço de Coleta Seletiva na Cidade, que passará de 6 para 12.

Funcionamento – Os ecopontos contam com caçambas para o descarte de itens como vidro, plástico, papel e pequenas quantidades de entulhos (até 2 m³ no total). Os locais recebem ainda o descarte de pilhas e óleo de cozinha. As unidades funcionam atualmente de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. Somente dois ecopontos, no Caiçara e Aviação, possuem área coberta para o descarte de pneus também. A intenção da Administração Municipal é que, com o tempo, todos os Bairros de Praia Grande passem a contar com uma unidade ecoponto.

Os materiais recicláveis são encaminhados para a Cooperativa de Trabalhadores e Recicladores de Materiais Orgânicos e Inorgânicos Nova Vida (Coopervida) e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar), que fazem todo o trabalho de separação e encaminhamento para o reaproveitamento de materiais. Aproximadamente 100 pessoas trabalham atualmente nestas entidades, formadas por ex-catadores irregulares de lixo.

O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, explicou que além da coleta, que é realizada em toda Cidade, estes Ecopontos são muito importantes, pois a pessoa pode encaminhar seus materiais diretamente a estes locais, sem precisar esperar os caminhões da coleta seletiva. “E grande parte do material que obstrui a tubulação de drenagem na Cidade é de detritos lançados nas vias pela população, que acabam sendo carregados pela chuva para a tubulação. Por isso, é essencial a colaboração de todos”.

Endereços – Confira os endereços das unidades Ecoponto de Praia Grande:

* Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge)
* Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar)
* Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410)
* Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli)
* Real (Rua Lilás, 429)
* Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria)
* Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura)
* Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro)
* Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu)
* Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira)
* Ocian (Rua Gilberto Amado, 276)
* Canto do Forte (esquina da Rua Xixová com Av. Ecológica Cinthia Giufrida)
* Anhanguera (Rua Clovis Batista dos Santos - antiga Rua Particular, na altura da Rua José Barbosa de Andrade)
* Vila Sônia (Rua Arnaldo Augusto Batista, dentro da Feira Confinada)
* Melvi (Rua Leopoldo Augusto Miguez, entre às Ruas João Caetano e Marcelino de Oliveira - ao lado da Usafa Melvi).