Investimentos garantem ótimos resultados nos índices criminais de PG em 2018

Análise foi baseada em dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado

31/1/2019

Um moderno sistema de videomonitoramento, que inclui câmeras que identificam placas de carros e fazem reconhecimento facial, doação de viaturas à Polícia Militar, investimentos em uma Guarda Civil atuante e eficiente foram alguns dos fatores que fizeram com que Praia Grande fechasse o ano de 2018 com uma taxa de delitos, por 100 mil habitantes, bem abaixo de outras cidades da Baixada Santista e até mesmo do geral dos municípios do Estado de São Paulo.

As estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo apontam que os números de 2018 tiveram redução também com relação ao ano anterior. A taxa de furto e roubo de veículos, por exemplo, na Cidade em 2018 foi de 82,13, enquanto em 2017 foi de 140,07, ou seja, 57,94 casos a menos por 100 mil habitantes.

Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública da Cidade, José Américo Franco Peixoto, a avaliação dos números é extremamente positiva, principalmente considerando que foi a mais baixa desde que os índices passaram a ser contabilizados pela SSP, em 1999. “Esses números vieram caindo ao longo dos anos em função de todo o investimento que foi feito na área de segurança pública. Para se ter uma ideia, somente nos roubos de veículos a redução foi de mais de 60% nos casos de um ano para outro. A tendência é que todos os indicadores tenham uma redução e se mantenham com o passar do tempo”.

A opinião é compartilhada pelo comandante do 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável pelo policiamento na Cidade, tenente-coronel Maurício Vieira Izumi. Ele comemora as estatísticas e atribui os resultados a um conjunto de fatores, entre eles a parceria que a Polícia Militar mantém com a Administração Municipal. “Além dos investimentos em tecnologia com a instalação do cerco eletrônico, a Prefeitura nos cede viaturas para uso no patrulhamento diário, contribui com a vinda dos policiais da Operação Verão pagando alimentação e estadia e mantém uma Guarda Civil Municipal preparada e atuante. Sem contar as ações que são realizadas em outras áreas como a de contenção de invasões e melhorias na iluminação pública, por exemplo, que também refletem diretamente na questão da segurança pública”.

O cerco eletrônico ao qual o comandante se refere foi a grande “arma” contra a criminalidade no ano de 2018 em Praia Grande. Um sinal claro disso foi que em janeiro daquele ano eram apenas 20 câmeras do tipo OCR, dotadas de uma tecnologia capaz de identificar números e letras. Em dezembro, o número já chegava a 106. A expectativa da Administração Municipal é de que, logo nos primeiros meses deste ano, mais 64 pontos contem com a ferramenta, totalizando 170 pontos.

Com esse sistema, qualquer veículo que acesse a Cidade é automaticamente identificado, facilitando o trabalho de investigação ou a localização de carros e motos que eventualmente sejam furtados ou roubados. Dessa forma, assim que o crime é comunicado à Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal (GCM) já é possível realizar as buscas pelos pontos “cercados”, antes mesmo da elaboração de Boletim de Ocorrência.

Ao todo, o Município conta com 2.136 câmeras, sendo 1.721 fixas, 104 Domos (com giro de 360º e zoom), além das OCRs, e modernos softwares com tecnologia de ponta, como o de reconhecimento facial, instalado atualmente em 13 pontos da Cidade.