Obras de revitalização do Portinho avançam

Novos quiosques com churrasqueiras já estão em fase final de instalação

7/2/2019

A Prefeitura de Praia Grande está promovendo diversos serviços de revitalização na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, mais conhecida por munícipes e turistas como Portinho. Já foram executados e entregues, no mês de janeiro, as novas sedes do Canil e do Grupamento Ambiental, ambos setores da Guarda Civil Municipal (GCM). Os esforços se concentram agora nas obras dos novos quiosques com churrasqueiras.

Outro destaque diz respeito aos trabalhos de instalação do novo deck, que já tiveram início. O deck está sendo construído no popular e quase centenário paredão de pedra do Portinho, de frente para o Mar Pequeno, conhecido por todos que fazem dali um ponto de pesca.

Como explicou a titular da Secretaria de Obras Públicas de Praia Grande, Eloisa Ojea, o local ganhará mais 7 novos quiosques, no mesmo padrão dos 25 já existentes (5m x 5m). Ao final, no total, serão 32 equipamentos. “Os trabalhos já estão sendo finalizados e os equipamentos devem ser disponibilizados no menor tempo possível. Cada um deles tem cobertura, churrasqueira e mesa no centro. São locais com estrutura preparada para atender quem gosta de reunir a família ou amigos e fazer um churrasco”.

Com relação ao deck, a secretária confirmou que o novo espaço trará mais conforto e comodidade para os visitantes do Portinho, beneficiando, principalmente, os praticantes da pesca amadora. Serão 73 metros de extensão e 5 metros de largura. “O deck será todo confeccionado com madeiramento ecológico plástico. A ação não causa qualquer dano ao local. Muito pelo contrário, dará a ele uma melhor estrutura, mais segurança para todos quando estiverem pescando e um belo local para observação e tirar fotos", disse.

Complementando as ações de revitalização, o Portinho passa a contar também com um portal de entrada com 7 metros de altura, revestido por porcelanato imitando madeira e placas de alumínio. A via de acesso recebeu serviços de pavimentação em intertravados de concreto a partir do ponto da antiga guarita, integrando-se ao trecho que já tem este tipo de pavimento. "Tenho certeza que os frequentadores gostarão de todas as mudanças. A revitalização melhorará não só a estrutura física do local, como também paisagística, desde o acesso até o novo píer. O Portinho ficará ainda melhor para receber a todos os visitantes", finalizou Eloisa.

Portinho - Situada próxima a entrada de Praia Grande, a Área de Lazer Ézio Dall’Acqua é um grande complexo com cerca de 41 mil m², totalmente dedicado ao encontro e diversão em família. Quiosques, churrasqueiras, playground, píer de pesca, aluguel de barcos, quadras poliesportivas, restaurantes, lanchonete, tudo em contato com a natureza, às margens do Mar Pequeno. O acesso é pela Rua Paulo Sergio Garcia. Além dos equipamentos esportivos e de lazer, a Secretaria de Educação mantém ainda uma Escola Ambiental no local, com um Museu Ambiental, com espécimes típicas do mangue, que habitam o entorno do Portinho. A entrada é gratuita.