Praia Grande capacita funcionários sobre licitações

Treinamento esclarece dúvidas dos novos procuradores

20/2/2019

Os procuradores municipais, recém-contratados pela Prefeitura de Praia Grande, são os principais alvos de um curso de capacitação que começou nesta quarta-feira (20). Além destes profissionais, os demais envolvidos com licitações e processos de compra também participam do treinamento. O objetivo é esclarecer sobre a legislação vigente e atualizar os conhecimentos.

O curso é realizado em parceria com a empresa Conam Consultoria em Administração Municipal. Cerca de 80 profissionais, entre procuradores, secretários, chefes de setores e funcionário que lidam com processos de licitação e compras de materiais no Município participam da ação.

Ao todo, serão seis dias de curso, com carga horária de 7 horas em cada uma destas datas. A cada aula, os participantes receberão material didático. Além disso, eles terão acesso a outros conteúdos exclusivos oferecidos pela empresa por meio do site, para que possam tirar dúvidas e se especializar ainda mais.

Segundo o diretor da Conam, Walter Penink Caetano, a iniciativa de Praia Grande é inédita e primordial para o bom desempenho do trabalho diante das leis e responsabilidades da Administração Pública. “Vamos abordar todo o processo de licitação, do início ao fim, terceiro setor, Lei de Responsabilidade Fiscal e todos os detalhes dos procedimentos diários encontrados por estes profissionais. Muitos municípios ‘abandonam’ os servidores públicos, no sentido do treinamento e capacitação. A mão de obra existe e precisa estar preparada em relação à legislação que é constantemente alterada”.

De acordo com um dos novos procuradores do Município, César Augusto Alves, a expectativa do curso é consolidar os conhecimentos que os profissionais já receberam nos últimos dias. “É uma demonstração do comprometimento da Prefeitura em capacitar e atualizar todos os procuradores e demonstra o engajamento do corpo técnico do Município, já que a participação foi massiva”.

Para o secretário de Administração de Praia Grande, Marcelo Kameiya, o curso é extremamente rico em conteúdo e importante especialmente pelo fato de que a Administração Pública lida o tempo todo com diversas legislações e precisa estar afinada com cada uma das leis. “A área jurídica é muito importante. A chegada de 12 novos procuradores no mês de janeiro nos motivou a criar este treinamento. Não apenas para quem chegou agora aprender, mas também para quem já está conosco se manter atualizado”.