Praia Grande é única cidade da região incluída nas boas práticas sustentáveis da União e da ONU

Resultado foi divulgado durante reunião do Condema, na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

28/2/2019

Praia Grande foi a única cidade da região incluída pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Organizações das Nações Unidas (ONU) no Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Isto significa que a Cidade tem boas práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente.

O resultado foi divulgado pela bióloga e especialista em Gestão Ambiental dos Munícipios, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande, Elaine dos Santos Rovatti, durante a reunião do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema), no quarta-feira (27), na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi.

O Programa A3P tem como meta apresentar as boas práticas realizadas pelos municípios brasileiros e está incluso nas ações afirmativas da ONU denominada Agenda 2030, que visa o desenvolvimento sustentável para transformar o mundo e o Brasil é um dos países que faz parte do projeto.

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que tem por objetivo estimular os órgãos públicos a implementarem as práticas de sustentabilidade. A adesão do programa demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove preservação do meio ambiente. A adesão da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na Segundo as diretrizes instituídas pelo programa, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

Elaine Rovati explicou que devido ao curto espaço de tempo só foram enviados sete programas e desses cinco foram escolhidos para serem apresentados no site da Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (http://a3p.eco.br). “Praia Grande tem mais de 100 ações de sustentabilidade que deverão ser transformadas em programa nos próximos meses, a fim de promover os projetos para que outros municípios conheçam e possam se inspirar”.

O presidente do Condema, Israel Lucas Evangelista, conversou com os participantes da reunião e explicou a importância da Cidade está incluída no programa de boas práticas, que promove tanto a visibilidade nacional como internacional.

“Na Baixada Santista, Praia Grande, é a cidade que está fazendo a lição de casa devido as iniciativas desenvolvidas nos últimos anos pela Administração como a implementação de ecopontos, gestão de resíduos sólidos da construção civil, entre outros programas implantados”, ressalta Evangelista.

Dentre os escolhidos para representar Praia Grande A3P estão:

1- O uso racional da água: reutilização de águas pluviais por cisternas;
2- O uso racional da energia e eficiência energética: substituição das lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas de LED nas escolas municipais;
3- Gestão de resíduos sólidos: boas práticas sobre resíduos da construção civil;
4- A qualidade de vida dos servidores: Bicicleta amiga;
5- Mobilidade e transporte: substituição de combustíveis fósseis por renováveis ou o incentive à locomoção coletiva ou não motorizada.

Sede - A Casa dos Conselhos tem como objetivo integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento municipal está instalado dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), e os programas SuperEscola e o Conviver.