Guarda Civil Municipal divulga resultado de forças-tarefa de Carnaval

União entre órgãos envolvidos foi fundamental para o sucesso da operação

8/3/2019

Foto Indisponivel

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande divulgou nesta sexta-feira (8) o balanço das operações realizadas durante o feriado de Carnaval na Cidade. As ações ocorreram em conjunto com as secretarias de Trânsito (Setran) e de Urbanismo (Seurb), além da Polícia Militar. Conforme o levantamento, foram contabilizadas mais de 300 ocorrências entre apreensões, orientações e autuações.

As operações aconteceram entre o sábado e a terça-feira de Carnaval e tinham como foco principalmente coibir a perturbação do sossego, fiscalizar comércios irregulares, a comercialização de espumas e o uso de aparelhos sonoros com alto volume, evitar furtos e roubos na orla e centros comerciais, além da fiscalização a irregularidades de trânsito.

Conforme o levantamento, ao todo, foram 321 ocorrências, sendo 153 autuações por infrações de trânsito, 29 pessoas abordadas, 68 orientações sobre uso de caixas de som (sendo uma apreendida), 19 orientações a comércio irregular, 42 espumas de carnaval apreendidas, duas pessoas detidas e quatro garrafas de bebidas alcoólicas apreendidas.

De acordo com o comandante da GCM, Edvaldo Pereira do Santos, as operações foram realizadas em ações conjuntas, em pontos específicos da Cidade, como as praças Portugal e Duque de Caxias. “A união entre a GCM, as secretarias de Trânsito e Urbanismo e a Polícia Militar foi fundamental para o sucesso da operação. Conseguimos manter a ordem nos principais pontos e garantir que moradores e turistas desfrutassem das atrações da Cidade com tranquilidade”.

Este tipo de operação tem sido frequente nos feriados prolongados sempre com o objetivo de garantir mais segurança a moradores e turistas. A Guarda Civil Municipal atende pelos telefones 199 e 153 e presta importante auxílio na área de segurança pública tanto no policiamento preventivo como no ostensivo.