Praia Grande salta no ranking e está entre as 100 melhores no Município Verde Azul

Cidade vem desenvolvendo ações em prol do meio ambiente nos últimos anos

22/3/2019

Com práticas constantes sustentáveis e que visam preservar o meio ambiente e os recursos naturais, Praia Grande teve salto de 333,3% no ranking do Programa Município Verde Azul (PMVA). Agora, a Cidade está entre as 100 melhores de todo o Estado de São Paulo, na 94ª colocação, além de ser a 3ª na Baixada Santista.

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, o Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

Demonstrando cada vez mais preocupação com as questões ambientais, Praia Grande tem colocado em prática uma série de ações. A Cidade vem participando de campanhas, como a ação global ‘Hora do Planeta’. Outras medidas já adotadas são a intensificação na fiscalização de áreas de preservação ambiental, Operação Caça-Esgoto além de discussões sobre zoneamento ambiental.

Os resultados positivos também são visualizados com o aumento da coleta seletiva, inaugurações de unidades Ecoponto, captação e reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora, atuação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, concurso sobre o meio ambiente e ações de conscientização voltadas aos munícipes e turistas.

“Praia Grande é uma cidade nova e a meta é reforçar essas questões ambientais pelos próximos anos. O trabalho já vem surtindo efeito, mas precisamos seguir. A população também precisa entender que ela deve fazer sua parte”, comentou o secretário de Meio Ambiente praia-grandense, Israel Evangelista.

Diferencial – As ações do PMVA em Praia Grande são coordenadas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A interação entre as secretarias municipais e a organização dos relatórios para as fases de qualificação e certificação do programa foram determinantes para o salto do Município no ranking.

Entre as diretivas analisadas e detalhadas pelo PMVA, os principais diferenciais da Cidade ficaram por conta da atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da fiscalização da destinação dos resíduos da construção civil (RCC), gestão dos resíduos sólidos, uso do solo, qualidade do ar, tratamento de esgoto, estrutura e educação ambiental.

“O Município está trabalhando e se aperfeiçoando. Já no dia 27, Praia Grande será sede de capacitação sobre o Programa. Estarão em discussão três diretivas: município sustentável, estrutura e educação ambiental e conselho ambiental”, adiantou a interlocutora do PMVA em Praia Grande, Elaine dos Santos Rovati.