Educação Ambiental é destaque na abertura do programa #JuventudePG

Bairro Aviação foi o primeiro a receber a ação

3/4/2019

A importância de se incentivar e desenvolver ações voltadas a Educação Ambiental entre os jovens foi um dos destaques das oficinas realizadas na primeira edição do programa #JuventudePG em 2019. Temas como o ecossistema costeiro de transição entre os biomas terrestre e marinhos, e a importância do mangue foram temáticas abordadas com os mais de 300 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto Paes D’Avila, Bairro Aviação, na terça-feira (2).

Durante a realização do programa na unidade escolar, informações relacionadas a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais foram abordadas pela pedagoga, Cristiane Evaristo Araújo e o biólogo, Leonardo Casadei.

“O manguezal, por exemplo, é fundamental para a sociedade, pois é nele que os animais marinhos e terrestres se reproduzem. As pessoas não têm o conhecimento que sem o mangue estes animais entrariam em extinção”, comentou a pedagoga.

Já Casadei mostrou aos jovens a estrutura que é disponibilizada pela Prefeitura de Praia Grande para preservar o mangue, uma vez que a Cidade tem aproximadamente 7% do total de manguezais da Baixada Santista. “O Município possui uma biblioteca especializada voltada para biólogos e admiradores da área que fica no Departamento de Educação Ambiental, localizada no Portinho. Trata-se de uma infraestrutura completa e de fácil acesso”, disse.

A estudante Laisa Carolina Aparecida Silva, de 15 anos, que participou do #JuventudePG, elogiou a palestra sobre Educação Ambiental. “Eu já conheci toda a estrutura do local, porque fui passear com meus amigos do balé, no Portinho e conhecemos de barca todo o manguezal. É importante alertar toda população sobre a importância da preservação do meio ambiente”.

Agenda - A próxima escola atendida dentro do Programa #JuventudePG será a Sylvia de Melo, localizada no Bairro Antártica, no dia 9, em dois horários, das 8 às 12 horas e das 19 às 22h30.

Contato - As escolas interessadas em receber o programa #JuventudePG devem entrar em contato pelo telefone: 3496-5684.

#JuventudePG - A iniciativa está sendo realizada em duas etapas simultaneamente. Uma delas é voltada a realização das oficinas nas seguintes áreas: meio ambiente, segurança, esporte e lazer, assistência social, saúde, cultura, turismo, empregabilidade, empreendedorismo, serviço militar, defesa civil e Conselho Tutelar. Já a outra, constitui-se em reunir alunos das unidades visitadas para uma imersão sobre o funcionamento da máquina pública.