Prédio da Biopesca em PG é modelo de sustentabilidade

Modelo atende normativas do Programa Município Verde Azul

12/4/2019

A Sede do Instituto Biopesca de Praia Grande é considerada instalação modelo de sustentabilidade, pois o próprio municipal que abriga as acomodações administrativas e o laboratório do instituto é contemplado com espaço que tem elementos como sistema para utilizar água de reuso, telhas, lixeiras e móveis produzidos com produtos reciclados, paredes claras e ainda iluminação especial que economiza energia.

“É um orgulho ter em nossa cidade um próprio que atenda o modelo de sustentabilidade, ainda mais quando este exemplo inclui pelo menos 10 requisitos de sustentabilidade conforme o Programa Município Verde Azul (PMVA) prevê”, explica o secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

Completando a ideia de prédio sustentável, na nova sede do Instituto Biopesca em Praia, além dos itens já citados e atendendo as normativas do PMVA, o instituto usa o sistema de caixa acoplada nos banheiros e torneiras com aeradores para economizar o uso de água, além de rampa de acessibilidade e a estrutura dos laboratórios é em contêiner. A Prefeitura de Praia Grande cedeu o imóvel para a ONG, e declarou de Utilidade Pública a OSCIP-Associação Civil Projeto Biopesca que executou a reforma do local.

Sustentabilidade – Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, o Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

Ações - Praia Grande tem demonstrado cada vez mais preocupação com as questões ambientais. A Cidade vem participando de campanhas, como a ação global ‘Hora do Planeta’. Outras medidas já são adotadas, como a intensificação na fiscalização de áreas de preservação ambiental, Operação Caça-Esgoto além de discussões sobre zoneamento ambiental e atividades de conscientização sobre o tema.

Outros destaques - Aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.