Sistema GEOPG é apresentado em Workshop metropolitano

Evento ocorreu na quarta-feira (24), no Sesc Bertioga

25/4/2019

Um sistema que traz informações de Praia Grande de forma dinâmica e atualizada em uma plataforma digital de geoprocessamento disponibilizada na internet, garantindo a transparência dos serviços e equipamentos públicos da Cidade. Esse é GEOPG, o sistema da Prefeitura de Praia Grande que foi tema de uma das apresentações do VI Workshop de Geoprocessamento, na quarta-feira (24), no Sesc Bertioga.

A ideia do workshop é integrar os municípios da Baixada Santista com projetos de geoprocessamento. De acordo com o diretor adjunto técnico da AGEM, Marcio Aurélio Quedinho, a troca de informações técnicas é fundamental para o sucesso do evento. “Aqui, uma cidade conhece o trabalho da outra e pode se inspirar a elaborar ou aprimorar seu projeto”, afirmou.

Ele destacou que as únicas cidades da região que possuem um sistema GEO em execução são Santos, Praia Grande e Itanhaém, as demais estão começando a trabalhar com o assunto.

O evento contou com um dia inteiro de palestras e discussões. Um dos pontos altos do dia foi a apresentação sobre todas as funcionalidades do GEOPG, ministrada pela diretora de Planejamento e Gestão, Eliana Ferreira. Ela destacou todas as ferramentas e caminhos possíveis de acessar através do sistema, bem como as propostas de ampliação do projeto, com novas funções e facilidades para a população. “O GEOPG disponibiliza para a população mapas da Cidade com informações de unidades de saúde, educação, infraestrutura, transporte público, abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta de resíduos, coleta seletiva, entre outras”, mencionou.

O sistema foi todo desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Modernização da Informação, da Secretaria de Planejamento. Os programadores Marcus Lessa e Ricardo Borges complementaram a palestra falando sobre desenvolvimento do GEOPG, dificuldades e facilidades. “Abordamos a parte técnica do sistema e apresentamos a estrutura de funcionamento das ferramentas, focando nas necessidades especificas do usuário”, afirmou Marcos Lessa.

Para o programador Ricardo Borges, um dos pontos altos do sistema é que, diferente de outras prefeituras, ele foi desenvolvido pelos servidores municipais, sem a contratação de empresa. Tudo foi criado e é constantemente atualizado pelos programadores da Prefeitura.

O evento de Bertioga reuniu aproximadamente 140 técnicos e gestores municipais, estaduais e federais em um ambiente de troca de informações e conhecimentos de geoprocessamento, com a proposta de integrar os setores de Habitação, Planejamento, Urbanismo, Defesa Civil, Segurança, Meio Ambiente e outros temas de interesse coletivo.

O encontro é promovido pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (CONDESB), tem o apoio da AGEM e está em sua 6º edição. Os primeiros ocorreram em Guarujá, Santos, Praia Grande, Itanhaém e São Vicente.