Candidatos a guarda civil participam de aula inaugural do curso de formação

Conteúdo totaliza 900 horas/aula com ensinamentos teóricos e práticos

7/5/2019

Os candidatos a guarda civil municipal de 4ª Classe, do concurso que está em andamento em Praia Grande, participaram nesta terça-feira (7), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, de uma aula inaugural do curso de formação. Esta é a última fase do processo de contratação de mais 80 integrantes da GCM, que passará a contar com um efetivo de mais de 400 profissionais.

A preparação dos candidatos terá duração de cinco meses, com carga horária de 920 horas aulas, divididas em ciclo básico, com conteúdo mais abrangente, e ciclo profissional, com conteúdo mais específico às questões pertinentes à Guarda Civil Municipal. As aulas serão ministradas pelo Instituto Psicotécnico Cosme e Damião e pelo corpo docente da GCM.

Embora o curso tenha se iniciado na semana passada, a aula inaugural, que oficializa o procedimento, aconteceu nesta terça-feira com a presença do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, que frisou a importância da consciência de cidadania a qualquer pessoa que pretenda ingressar na carreira pública. “Fazemos parte de um contexto geral e nossa profissão tem de ser uma missão. Não podemos ser apenas mais um médico, mais um professor, mais um GCM. Temos que ter um compromisso”.

Em seguida, o gestor fez um paralelo afirmando que Segurança Pública não é apenas correr atrás de bandido. “Aliás, quanto menos ocorrências tivermos, maior é o indicativo de que as coisas estão sendo feitas da maneira correta em várias áreas, e resolvidas em sua raiz”.
Por fim, aconselhou o prefeito os futuros guardas a serem inquietos, a buscarem sempre os motivos das coisas. “Isso é o que vai fazer a diferença para que vocês não se tornem robôs”.

O secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, José Américo Franco Peixoto, também deu as boas-vindas aos alunos e desejou que em seis meses todos sejam aprovados e reunidos para comemorar a formatura. Com o investimento da Administração Municipal na contratação de novos guardas, a corporação passará a contar com mais de 400 integrantes. Atualmente, 345 homens e mulheres compõem a GCM.

Aline do Vale Andrade Netto, de 29 anos, é uma das candidatas. Ela conta que sempre teve vontade de atuar na área de segurança pública e agora vive a expectativa do curso. “Há um ano e meio, eu morava no Rio de Janeiro. Ao pesquisar sobre a Guarda de Praia Grande soube que é uma referência na região e fiquei muito impressionada. Espero ser aprovada e fazer parte da corporação”.

Professor de Geografia, Anderson dos Anjos Silva, de 35 anos, está prestando o concurso pela segunda vez e sonha em atuar nesta área. Para ele, a Educação e a Segurança Pública estão diretamente ligadas à cidadania, mencionada pelo prefeito. “Nas duas áreas há o compromisso social”.

Atuação - Entre as atribuições do Guarda Civil Municipal de 4ª Classe estão, por exemplo, a execução de tarefas de patrulhamento, inspeção, vigilância, guarda e proteção das instalações, serviços e bens municipais; prestar colaboração, quando se justificar, a outras entidades públicas como polícias Militar e Civil e órgão de Defesa Civil; além de dar suporte às atividades do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), atuar na aplicação de primeiros socorros, na fiscalização de trânsito, no monitoramento de sistema eletrônico de alarmes; dirigir e operar viaturas, veículos especiais e náuticos.

Com o aumento do efetivo, a Administração Municipal busca aprimorar os serviços realizados pela corporação e oferecer ainda mais tranquilidade a moradores e turistas.