Nove novas ambulâncias do SAMU de Praia Grande serão entregues no dia 15

Veículos devem iniciar os atendimentos na segunda quinzena de maio

10/5/2019

A Prefeitura de Praia Grande investiu recursos próprios para aumentar e modernizar sua frota de ambulâncias voltada aos atendimentos do SAMU. A Cidade entregará os 9 novos veículos na próxima quarta-feira (15), na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) local.

Na oportunidade, também ocorrerá a entrega de novos equipamentos que serão utilizados nas unidades de Saúde e também no Hospital Irmã Dulce, além de uma van adaptada para atender o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e da Unidade Móvel Veterinária.

As ambulâncias já chegaram na Cidade e se encontram no estacionamento do Paço Municipal, no Bairro Mirim. A documentação dos veículos está sendo regularizada. Dos 9 veículos, 6 são investimentos da municipalidade, os outros 3 oriundos do Governo Federal.

“Com a renovação e ampliação da frota é possível dizer que o atendimento de urgência e emergência móvel em Praia Grande terá uma estrutura excelente. Vamos entregar também, junto com as ambulâncias, uma van adaptada para o atendimentos dos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação (CER)”, comentou o prefeito da Cidade, Alberto Mourão.

São 8 as ambulâncias de suporte básico, destinadas ao transporte pré-hospitalar. Os veículos possuem sinalizador ótico e sonoro, maca com rodas articuladas, suporte para soro, instalação de rede de oxigênio com cilindros, válvula, manômetro, O2 com régua tripla e fluxômetro e sistema de aspiração a vácuo.

Já a viatura de tratamento intensivo (UTI) dispõe de monitor-desfibrilador, respirador, oxímetro de pulso, medicamentos para emergência e instrumentos cirúrgicos. Com ela, a Sesap realizará o resgate de pacientes em estado grave, como vítimas de acidentes de trânsito e incêndios.

Atualmente, o SAMU de Praia Grande possui 5 ambulâncias. Com a chegada dos novos carros, a Cidade passará a contar com 14 veículos destinados ao setor, aumento de, aproximadamente, 200% na frota.

“A área da Saúde é tratada como prioridade em Praia Grande. A Cidade tem realizado uma série de investimentos em todos os setores com o objetivo de melhorar os serviços prestados para os munícipes e turistas”, comentou o secretário de Saúde Pública praia-grandense, Cleber Suckow.

Bases – A Prefeitura de Praia Grande está construindo uma nova base para o SAMU. O equipamento, erguido em área anexa ao Hospital Irmã Dulce, fica localizado na Avenida São Paulo, no Bairro Boqueirão. O local é considerado estratégico pelos profissionais do setor e trará maior agilidade no atendimento dos pacientes.

Quando a base no Bairro Boqueirão for entregue, a localizada no Guilhermina será desativada. Desta forma, a Cidade permanecerá com o mesmo número de bases atuais, três no total. As outras duas estão sediadas na Avenida Ministro Marcos Freire, s/n (no PS Quietude) e na Avenida Marginal, altura do Km 292 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Samambaia (acoplada a UPA).