Praia Grande amplia atendimento e cirurgias de baixa complexidade são realizadas na Usafa Ocian

Secretaria de Saúde Pública ampliará esta ação para as demais unidades

13/5/2019

A unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Ocian está realizando cirurgias de baixa complexidade. A ação beneficia diretamente os munícipes que necessitam deste tipo de procedimento e passam a contar com um serviço mais ágil. A meta da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade é ampliar o trabalho para as demais Usafas.

Normalmente, esses procedimentos de baixa complexidade são realizados no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas) do Município. Para que o paciente possa ser operado, é necessário que passe por uma consulta com o cirurgião para, posteriormente, ser agendada a cirurgia. Com o fluxo de atendimento que está sendo desenvolvido na Usafa Ocian, a operação é efetuada na própria unidade.

As cirurgias de baixa complexidade realizadas na Usafa Ocian são: cantoplastia, retirada de cisto sebáceo, aplicação de ácido para retirada de verrugas, craniopuntura, entre outros.

Esta ação está atrelada também aos programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e a Multiprofissional. Este envolvimento terá papel importante para ampliar a iniciativa para outras Usafas. Os residentes passam por treinamentos com os cirurgiões do Cemas e, desta forma, adquirem conhecimento técnico específico para efetuarem este tipo de procedimento, sempre com a supervisão de um preceptor dos programas nas unidades.

A médica de Família e Comunidade da Usafa Ocian, Ana Clara Cortines Peixoto, é a responsável por efetuar esses procedimentos na unidade e destacou alguns fatores positivos. “Uma das vantagens é que a própria médica que atende e acompanha o paciente nas consultas pode realizar esta cirurgia. Já existe um vínculo estabelecido entre as duas partes, o que gera confiança. Toda sexta-feira aqui na Usafa Ocian agendamos estes procedimentos. A iniciativa evita também que o munícipe tenha que entrar em uma fila de espera do Cemas, por exemplo. Temos uma certa flexibilidade para o agendamento”, comentou a médica.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow, explicou que já foram adquiridos pelo Departamento de Atenção Básica da pasta materiais cirúrgicos possibilitando a prestação deste serviço. “A Cidade trata a Saúde como prioridade e tem investido cada vez mais no setor”.

Cirurgia – Na última sexta-feira (10), a estudante Samira Dias dos Santos foi submetida a uma cantoplastia. A cirurgia durou cerca de 30 minutos. Ao final, a jovem deixou o consultório da Usafa Ocian satisfeita com o resultado.

“Estava com a unha inflamada, doendo e me incomodando muito. A doutora foi muito atenciosa e correu tudo bem na cirurgia. O mais importante é que tudo foi resolvido. Agora vou poder viajar tranquilamente”, brincou a estudante.

O pai de Samira, Juraci Dias dos Santos, acompanhou a cirurgia e deu força para a filha. Morador do Bairro Ocian há 16 anos, ele fez questão de elogiar todo o atendimento recebido pela filha. “Toda a família utiliza os serviços da Usafa Ocian. Moramos aqui perto e gostamos muito do atendimento que recebemos. A médica Ana Clara acalma o paciente. Agora minha filha vai poder aproveitar a viagem para Aracajú que vamos fazer”, disse Santos.