Projeto Rumo garante o emplacamento das vias de Praia Grande

Cerca de 92% das ruas e avenidas do Município já estão emplacadas

14/5/2019

Em Praia Grande é simples identificar os bairros. Com o Projeto Rumo foi possível separar todos os bairros da Cidade por cores nas placas de localização de vias e logradouros públicos. O plano, que foi idealizado pela Prefeitura em 1993, vem evoluindo junto com o crescimento de Praia Grande.

Atualmente, o Município possui 1549 avenidas, ruas e alamedas, totalizando 804,93km de vias espalhadas em 32 bairros. Dessas, 92% estão identificadas com as placas informativas com o nome das vias, códigos de endereçamento postal (CEP) e cor de identificação (cada bairro possui uma cor, facilitando a localização de onde termina um e começa outro). As placas estão fixadas em postes metálicos e de energia, facilitando a visualização nas esquinas.

Na criação, o projeto Rumo abrangia poucos bairros, a cidade foi crescendo e foi necessário fazer uma revisão. A primeira atualização foi realizada em 2006, incluindo novos bairros e ruas. Em 2016 a Prefeitura iniciou um novo projeto de emplacamento a fim de garantir que todas as vias da Cidade fossem identificadas, no entanto para ter êxito de 100% nesse emplacamento são necessários dados oficiais dos Correios. Isso porque todas as placas de identificação possuem o CEP, que é atribuição exclusiva dos Correios. Entretanto a empresa vem trabalhando com novas diretrizes para melhor identificar as ruas, e por este motivo há uma pendência no fornecimento dos CEPs nas ruas que ainda não foram emplacadas.

De acordo com o Diretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Praia Grande, Fabrício Menezes de Paula, a ideia de retomar o projeto é emplacar a cidade toda. “O objetivo é identificar todas as vias, ou seja, os estudos apontam para um emplacamento de 100% da Cidade e estamos trabalhando para garantir isso, mas precisamos das informações oficiais dos Correios, principalmente em razão das mudanças de CEPs em algumas regiões, especialmente em divisas de bairros”, afirmou, completando que a Prefeitura já realizou reuniões com a diretoria do órgão para tratar do assunto e está aguardando as atualizações para concluir o Projeto de emplacamento da Cidade.