Portinho recebe atividades da 3ª Semana da Cultura Caiçara

Programação no local acontece domingo (26)

15/5/2019

A programação da 3ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande, que acontece de 25 a 31 de maio, conta com atividades itinerantes, e um dos locais escolhidos para um dia de muita diversão é o Portinho, mais conhecido como Área de Lazer Ézio Dall’acqua, que no domingo (26) será palco da Feira de Artesanato especial, visitas ao Museu Ambiental, além de apresentações musicais e teatrais. Todas as atividades são gratuitas.

A partir das 9 horas, os artesãos da Cidade expõem seus produtos 100% artesanais como bonecas, bolsas, tapetes, artigos de decoração, além de gostosuras especiais preparadas com a temática caiçara, no setor de alimentação da feira.

O Núcleo de Educação Ambiental recebe o público para visitas no museu biológico e biblioteca ambiental, além da estufa com horta e plantas ornamentais.

Os grupos de Excelência do Palácio das Artes agitam o Portinho com apresentações musicais e uma cena teatral. A Camerata de Violões, o grupo MPBossa, Coral Vozes da Praia e o show Reggae e Alegria promete colocar todo mundo para dançar, e a cena teatral A Lenda das Encantadas completa a programação cultural, que tem início a partir das 14 horas.

Programação - A 3ª Semana da Cultura Caiçara acontece entre 25 e 31 de maio na Cidade, com programação variada e para todas as idades. Exposições, música, apresentação teatral, cinema a céu aberto e feira de artesanato especial mostram ao público um pouco dos costumes do povo caiçara, preservando a cultura de raiz da população que habita, originalmente, o Litoral de São Paulo.

A abertura da festa acontece dia 25 na Praça Portugal. A partir das 19 horas, a Dancedaf - Arte em Movimento apresenta o espetáculo de dança Magia, O Mundo dos Sonhos, seguida pelo grupo de Cananéia Impuros do Fandango.

Já no domingo (26), as atividades acontecem no Portinho de Praia Grande, das 9 às 18 horas. Feira de Artesanato e Gastronomia Especial, passeios de barco, visita ao Museu Ambiental, brincadeiras e apresentações musicais e teatrais recheiam a programação para todas as idades.

De 27 a 30, a programação acontece no Palácio das Artes, com as exposições "A Arte, o Meio e Nós", na Galeria Nilton Zanotti, e "Nossas Vivências Caiçaras", no Museu da Cidade. A visitação acontece das 14 às 17h30. A mostra "A Arte, o Meio e Nós" é uma reunião de trabalhos desenvolvidos pelos alunos das oficinas de Artes Visuais do Palácio das Artes. "Nossas Vivências Caiçaras" mostram fotografias especiais que retratam o tema.
No dia 31, a Avenida Costa e Silva é palco da Sexta Musical Especial Caiçara, com canções para a criançada na Ciranda Caiçara, abrindo a noite às 19 horas, seguido de intervenção artística e show com a dupla Ricardo & Rudimar.

Cultura Caiçara - Os caiçaras são os habitantes tradicionais do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados pela miscigenação entre índios, brancos e negros. A base cultural do caiçara é formada pela pesca artesanal, agricultura, danças e artesanato. A preparação dos alimentos também chama a atenção, com a utilização da farinha e do peixe como base para os pratos.