Encontros reúnem interessados em participar do programa Apadrinhamento Afetivo

Outras duas reuniões já têm data para acontecer

15/5/2019

Crianças das unidades de acolhimento de Praia Grande podem ganhar padrinhos e madrinhas, por meio do Apadrinhamento Afetivo. A primeira reunião explicativa sobre o programa foi realizada na quarta-feira (15) e reuniu moradores de Praia Grande no PIC Melvi. No evento, que reuniu cerca de 20 pessoas, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre como funciona o programa. A entrada é franca.

O Programa Apadrinhamento Afetivo, é uma proposta de ação que envolve diversos órgãos governamentais, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que possibilita que pessoas da sociedade civil assumam responsabilidade como padrinhos ou madrinhas de crianças e adolescentes acolhidos em nossa Cidade.

O intuito da vinculação afetiva é proporcionar experiências e referências afetivas, tanto familiares quanto comunitárias, a crianças e adolescentes em medida de proteção de acolhimento. Os jovens têm situação jurídica definida, com possibilidades remotas ou inexistentes de colocação em família substituta.

De acordo com a coordenadora do Programa, Patrícia Borelli, o intuito dos encontros é sensibilizar as pessoas com relação às crianças que estão em unidades de acolhimento e sobre a necessidade de convivência familiar e comunitária. “O apadrinhamento difere da adoção. No caso do apadrinhamento é semelhante aos padrinhos comuns. Você se torna uma referência, porém ela não vai pertencer a sua família, ou ser seu filho”.

A dona de casa, Karina Gabriela Queiroz, de 30 anos, levou o marido, Dione Ferreira Queiroz, de 27, para entender melhor sobre o programa. No passado, participaram de um programa semelhante na Cidade onde moravam e são sérios candidatos a padrinhos em Praia Grande. “É muito bom você orar a Deus e ter uma resposta, mas é muito melhor você ser a resposta de alguém. Uma criança acolhida espera por alguém que possa lhe dar carinho”.

A dona de casa, Ariane de Lara Biller, de 29 anos, já tem filho, mas sonha em ter mais uma criança em sua vida. “Vim me informar um pouco mais sobre o programa. Já pensei em adotar, mas acho que o Apadrinhamento Afetivo é uma proposta interessante para mim”.
Confira as datas e locais dos próximos encontros.

- Segunda-feira (20), às 15h, no Cafe Vila Sônia. O endereço é Rua João Andrade de Jesus, s/nº, no Bairro Vila Sônia.
- Quinta-feira (30), às 17h, na Secretaria de Assistência Social (Seas). O endereço é Rua Emancipador Paulo Fefin, nº 775, no Bairro Boqueirão.

Passeio - As crianças e adolescentes residentes nas unidades do Serviço de Acolhimento de Praia Grande têm a oportunidade de receber carinho e atenção de padrinhos durante finais de semana e outras datas, tudo de acordo com a Justiça. O padrinho poderá passear com o afilhado aos finais de semana, passar férias, entre outras atividades.

Para participar do programa, os interessados precisam ser maiores de 25 anos e residir em Praia Grande. Não é preciso ser casado. Para obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone 3496-5001.