Evento para anúncio da ampliação da coleta seletiva em Praia Grande é adiado

Ação que aconteceria nesta sexta (17) foi remarcada para segunda-feira (20)

17/5/2019

Foto Indisponivel

O evento para anúncio da ampliação da coleta seletiva em Praia Grande, com a aquisição de seis novos caminhões destinados exclusivamente para o serviço, além de marco do início dos trabalhos do programa Cidade Total no Bairro Quietude, que seria realizado nesta sexta (17) foi adiado para segunda-feira (20), às 9h30, na Praça Portugal, Bairro Guilhermina.

Com a melhoria, a recolha do material reciclável acontecerá meia hora antes da coleta de lixo domiciliar, atendendo três vezes por semana cada bairro da Cidade. A intenção é que o novo cronograma da coleta seletiva (que antes acontecia somente 1 vez por semana) comece a funcionar já na segunda-feira.

Com as mudanças, a intenção da Prefeitura é dobrar a capacidade de recolha na Cidade. Somente de janeiro a dezembro de 2018, Praia Grande recolheu 10.385.320 kg de materiais recicláveis.

O diretor do departamento de Manutenção Ambiental, Marcelus Condé Machado, explicou que a ideia é que as pessoas criem o costume de separar seu lixo limpo com a mesma frequência do lixo comum. “Todos têm papel fundamental nesse trabalho, por isso, orientamos que as pessoas separem os itens reaproveitáveis dos orgânicos e, sempre que possível, identifiquem o material, utilizando uma sacola diferenciada na cor verde”.

Tipos de coleta – Praia Grande conta com dois tipos de serviço de coleta seletiva: coleta solidária e coleta domiciliar. No trabalho de coleta solidária, a ação é feita em repartições públicas de Praia Grande. Já no serviço domiciliar, os caminhões contam com caixas de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos.

Ecopontos – Criado para evitar o descarte de materiais inservíveis e itens recicláveis em locais irregulares, o primeiro ecoponto foi inaugurado em 2012, no Bairro Aviação. Atualmente, Praia Grande conta com 15 unidades, que funcionam de segunda a sábado, das 8 às 17 horas. Os equipamentos ficam nos seguintes bairros: Aviação, Sítio do Campo, Mirim, Nova Mirim, Real, Caiçara, Maracanã, Boqueirão, Solemar, Ribeirópolis, Ocian, Canto do Forte, Anhanguera, Vila Sônia e Melvi.

As unidades possuem caçambas com capacidade para comportar até 4 m³ de resíduos cada uma. É possível descartar os seguintes materiais: vidro, plástico, entulho, metal e madeira. Além disso, os ecopontos recebem até 2m³ de entulho (resíduos da construção civil) por pessoa – para volumes maiores, é necessário que a pessoa contrate o serviço de aluguel de caçamba particular.

Todas as unidades recebem também pilhas e óleo de cozinha; os ecopontos Caiçara e Aviação recebem também o descarte de pneus. E em 2019, cinco novos bairros receberão Ecoponto, são eles Tupi, Quietude, Esmeralda, Antártica e Guilhermina.

Separação dos materiais – A oportunidade de um trabalho digno, com mais segurança, além de totalmente regularizado. Estas são apenas algumas das vantagens que cerca de 100 cooperados e associados têm ao atuar nas entidades responsáveis pela separação e encaminhamento para o reaproveitamento dos itens recolhidos na Cidade através da Coleta Seletiva e das 15 unidades Ecopontos. São elas: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar), inaugurada em maio de 2018, e a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida).

Os recicladores, antes catadores de lixo que atuavam irregularmente na Área de Transbordo de Praia Grande, atuam hoje em espaços amplos, dignos e bem planejados, construídos pela Administração Municipal, passam por capacitações e orientações, além de contar com equipamentos modernos, para a separação, embalagem e armazenamento, assim como também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios, tudo também fornecido pela Prefeitura, para desenvolverem o seu trabalho de forma eficiente e digna.

Cronograma – A partir do dia 17, a coleta seletiva passará meia hora antes da coleta domiciliar. Confira novo cronograma completo:

* Terça, quinta e sábado (dia)
Anhanguera, Antártica, Glória, Nova Mirim, Quietude, Santa Marina, Sítio do Campo (lado Guaramar), Tupiry e Vila Sônia.

* Segunda, quarta e sexta (noite)
Aviação, Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina, Sítio do Campo (lado Kartódromo) e Tupi.

* Terça, quinta e domingo (noite)
Caiçara, Maracanã, Mirim, Ocian e Real.

* Segunda, quarta e sexta (dia)
Cidade da Criança, Esmeralda, Flórida, Melvi, Princesa, Ribeirópolis, Samambaia e Solemar.