Horta comunitária da Academia da Saúde Ocian ajuda a mudar os hábitos alimentares dos alunos

Aula sobre dicas nutricionais reuniu cerca de 35 pessoas

29/5/2019

Munícipes que participam das atividades realizadas na Academia da Saúde do Bairro Ocian estão animados com um projeto desenvolvido no local. Uma horta comunitária foi criada ao lado do equipamento e tem sido determinante para que os alunos mudem seus hábitos alimentares.

Os próprios alunos colocam a mão na terra, plantam e colhem e os alimentos frescos e livres de agrotóxicos. A melhor parte, a degustação, ocorre nas residências em companhia de familiares e amigos. Todos os trabalhos são coordenados pelo professor da Academia da Saúde Ocian, Victor Hugo Ninelli Luz.

Nesta semana, uma aula sobre propriedades nutricionais das ervas e a forma correta da utilização desses produtos na culinária também fez parte da programação da Academia. A nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AT), Cristina Freitas, foi a responsável por transmitir as informações para os cerca de 35 participantes do encontro.

Durante a atividade ainda foi entregue para todos os participantes uma receita que utiliza os produtos colhidos na horta comunitária. Os alunos ainda levaram para casa uma amostra do sal de ervas. “Desta forma, as pessoas aprendem a diminuir a quantidade de sal utilizado no preparo das refeições. Isso reflete em uma alimentação mais saudável”, comentou a nutricionista.