Secretaria de trânsito lança 3º Concurso Cultural de Vídeos

O tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”

30/5/2019

Estudantes de Praia Grande já podem se preparar para participar da 3ª edição do Concurso Cultural de Vídeos da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, o lançamento oficial da ação aconteceu na tarde desta quinta-feira (30) com a apresentação das regras do concurso para coordenadores e diretores de unidades escolares da Cidade. O lançamento faz parte do Maio Amarelo, mês dedicado mundialmente a ações voltadas à redução de acidentes de trânsito, e a previsão é que a premiação aconteça em setembro durante a Semana Nacional de Trânsito.

Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino. Os materiais que serão produzidos pelos estudantes devem ser arquivos em MP4, com resolução mínima de 480p e som estéreo. Os vídeos deverão ter de 60 a 90 segundos de duração, excluídos os créditos iniciais e finais, e será permitida a entrega de apenas um vídeo por unidade escolar (as seleções do material escolhido como representante da escola dentro do concurso devem ser feitas pelas próprias escolas).

A execução dos vídeos deve acontecer de 3 de junho a 31 de julho e o material que representará a escola deve ser entregue até 9 de agosto, na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim). A seleção acontecerá por Comissão que será formada por profissionais especializados no assunto.

Dentre os critérios de seleção estão o ineditismo, criatividade, adequação da linguagem, pertinência ao tema especificado e relação com os conceitos de mobilidade e de cidadania no trânsito.

Serão selecionados cinco vídeos que concorrerão ao primeiro, segundo e terceiro lugares. A divulgação dos vencedores será feita no momento da premiação. Será entregue um troféu de 1º, 2º e 3º colocados às unidades escolares vencedoras e um prêmio aos alunos participantes, além de menção honrosa às escolas cujos vídeos foram classificados em 4º e 5º lugares.

Todas as unidades escolares receberão uma placa de participação. Os vídeos vencedores serão compilados em DVD e serão distribuídos às unidades escolares. A premiação acontecerá em setembro, em cerimônia de encerramento da Semana Nacional de Trânsito, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, o Bairro Mirim.

O chefe de seção de Ensino Fundamental II, Israel Batista de Oliveira, explicou que o concurso gera uma competição saudável entre as escolas que tem como resultado a divulgação da importância do respeito às regras viárias. “Além disso, o trabalho realizado durante o concurso vem ao encontro dos assuntos já ministrados em sala de aula. É um trabalho interdisciplinar”.

De acordo com o secretário de Trânsito, Marcelo Prado, este concurso foi criado em 2017 com o objetivo de estimular nos adultos a reflexão acerca da influência de seus comportamentos inadequados no trânsito para a formação da conduta das crianças, evitando que se coloquem em situações de risco. “Neste ano, pretendemos conscientizar a população de que as infrações de trânsito precedem os acidentes. E que muito mais que criar leis cada vez mais severas e estabelecer punições, respeitar as normas de trânsito representa salvar vidas”.

O regulamento completo do Concurso Cultural de Vídeos 2019 da Setran pode ser acessado através do link: http://www.praiagrande.sp.gov.br/administracao/Projeto_descricao.asp?cdSecretaria=94&cdProjeto=106.