Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista aprova Plano de Resíduos Sólidos da Região

Reunião em Praia Grande contou com cerca de 50 participantes

30/5/2019

Foto Indisponivel

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH–BS) debateu e aprovou o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A discussão em torno do tema ocorreu durante a 2ª Reunião Extraordinária do CBH-BS em 2019, na quarta-feira (29), em Praia Grande e contou com cerca de 50 participantes.

O atual presidente do CBH-BS e prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, coordenou os trabalhos. O administrador municipal destacou que essa discussão é fundamental para o desenvolvimento das ações do Comitê.

“A reunião foi positiva. Tudo aquilo que contamina o solo acaba indo para o lençol freático e pode contaminar nossos mananciais. Enfrentar esse problema da preservação dos mananciais é a função do Comitê. Tudo isso passa por diversas áreas, principalmente pela produção de resíduos. Temos que atuar com prioridades que, na minha opinião, passam pelas questões dos resíduos sólidos e saneamento básico”, analisou o presidente do CHB-BS.

O Plano de Resíduos Sólidos é resultado do estudo efetuado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) solicitado pela AGEM. A formatação do material ocorreu ao longo dos últimos anos. Foram realizadas reuniões técnicas, oficinas temáticas e audiências públicas microrregionais para análise e refinamento de dados coletados junto às cidades da Baixada.

Durante a 2ª Reunião Extraordinária do CBH-BS outros temas também foram debatidos. Destaque para a deliberação sobre a transferência de recursos de investimento do Fehidro para a entidade da Baixada Santista.

Agenda - No dia 18 de junho está programada a 1ª reunião Ordinária da entidade. O encontro também ocorrerá em Praia Grande. Estará em discussão, entre outros temas, a indicação para prioridades de investimentos do CBH-BS no Fehidro. Também está prevista a deliberação para discussão e aprovação do relatório da situação dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista de 2019, ano base 2018.