Evento em memória às vítimas de trânsito marca o encerramento do Maio Amarelo em PG

50 mudas de árvores foram plantadas em praça no Bairro Sítio do Campo

31/5/2019

Com o plantio de 50 mudas de árvores, Praia Grande homenageou na manhã desta sexta-feira (31) as 50 vítimas fatais de acidentes de trânsito registrados em vias no Município no ano passado. A ação encerra o projeto Maio Amarelo 2019, que contou com diversas atividades educativas e culturais visando a conscientização sobre o respeito às normas viárias.

Cerca de 60 estudantes da Escola Municipal Dorivaldo Francisco Loria participaram do evento e foram os responsáveis pelo plantio. A ação foi realizada na Praça Presidente Washington Luiz Pereira de Souza, no Bairro Sítio do Campo, em frente à Capela Nossa Senhora da Guia. As 50 mudas são da espécie Ipê, uma árvore florida do gênero Handroanthus.

Presente no evento, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou a importância de ações de conscientização, visando a redução do número de acidentes de trânsito. “A imprudência de condutores de veículos e de pedestres está relacionada diretamente às ocorrências viárias. Todos precisam entender o seu papel no trânsito e a importância do respeito à sinalização”.

A secretária municipal de Educação, Nanci Solano, disse que a participação dos estudantes da Cidade em atividades como esta é fundamental. “Eles se tornam multiplicadores do que aprendem nestas ações junto a seus pais e responsáveis. São assuntos transversais, que são utilizados inclusive em sala de aula”.

De acordo com o secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, a ação marca o término da campanha Maio Amarelo na Cidade. “Ainda assim, as ações voltadas à segurança viária na Cidade continuam ao longo de todo o ano, em especial com a realização do concurso cultural de vídeos 2019, que incentiva estudantes da rede municipal a divulgar a importância do respeito às normas viárias para evitar acidentes de trânsito”.

Além do plantio, o Maio Amarelo em Praia Grande contou com diversas ações educativas e culturais como palestras em escolas de ensino médio, revisões gratuitas de bicicletas (bike check-up), distribuição de materiais educativas, iluminação específica, projeto Na Pista Certa e lançamento do concurso cultural de vídeos.