Visita à sede da Biopesca é destaque na Semana do Meio Ambiente de Praia Grande

Prédio modelo deu início ao calendário de visitação monitorada

4/6/2019

Abrindo o calendário de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, aconteceu na última segunda-feira (3) a primeira visita monitorada na sede do Instituto Biopesca de Praia Grande. O próprio municipal, que é considerado instalação modelo de sustentabilidade, foi apresentado para um grupo de funcionários da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

O coordenador geral do instituto, Rodrigo del Rio do Valle, foi quem apresentou todas as acomodações da sede, os atrativos principais do espaço e suas funcionalidades. “É um prazer e um orgulho muito grande abrir as visitas monitoradas deste prédio, pois vejo que é uma forma de aproximar a sociedade e mostrar que eles podem ter como exemplo esta instalação e levar para seus lares, é possível mostrar que com pequenas mudanças de hábitos podemos ter uma vida mais sustentável”, explica Rodrigo.

Quem também gostou deste importante passo foi a bióloga e fundadora do Biopesca Carolina Pacheco Bertozzi, que diz estar com excelentes expectativas para essa nova fase. “Estamos bem contentes com essa demanda, que atende a uma das diretivas do Município Verde Azul, e abrir as portas do prédio para mostrar a nossa rotina e permitir que a comunidade possa entrar e refletir que podemos sim mudar nossos hábitos. É extremamente importante. O Biopesa é uma instituição civil e nossa vontade é que a população venha nos conhecer, estamos de portas abertas para mostrar o funcionamento e poder esclarecer assuntos e dicas de sustentabilidade”.

O espaço para instalação do prédio foi cedida pela Prefeitura de Grande, que executou a reforma no local e hoje o espaço conta com elementos como sistema para utilizar água de reuso, telhado com isolamento térmico, telha metálica perfurada que permite conforto térmico e entrada de luz natural, lixeiras e móveis produzidos com produtos reciclados, paredes claras e ainda iluminação especial que economiza energia, além de coleta seletiva, torneira automática e vaso com caixa acoplada, que economiza o consumo de água.

“Estamos felizes com mais esse feito, já era um orgulho ter em nossa cidade um próprio que atenda o modelo de sustentabilidade, ainda mais quando este exemplo inclui pelo menos 10 requisitos de sustentabilidade conforme o Programa Município Verde Azul (PMVA) prevê, e agora permitir a visitação nos faz mais felizes ainda”, explica o secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

Completando a ideia de prédio sustentável, na nova sede do Instituto Biopesca, além dos itens já citados e atendendo as normativas do PMVA, o instituto dispõe ainda de rampa de acessibilidade e a estrutura dos laboratórios é em contêiner. A Prefeitura de Praia Grande cedeu o imóvel para a ONG, e declarou de Utilidade Pública a OSCIP-Associação Civil Projeto Biopesca que executou a reforma do local.

As visitas podem ser agendadas através do telefone 3356-6141. A nova sede do Instituto Biopesca fica na Rua Carlos Eduardo Conte de Castro, nº 93, no Bairro Canto do Forte, em Praia Grande.

Sustentabilidade – Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, o Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.