PG verifica mais de 100 veículos em estado de abandono nos bairros Quietude e Anhanguera

Ação faz parte do projeto Cidade Total nestes locais

7/6/2019

Durante a passagem do projeto Cidade Total (mega-ação de serviços públicos) nos bairros Quietude e Anhanguera no mês de maio, a Secretaria de Trânsito (Setran) de Praia Grande fiscalizou mais de 100 veículos considerados em estado de abandono nestes locais. Carros estacionados há muito tempo no mesmo local, com vidros e peças quebradas, falta de placa e com rodas removidas podem caracterizar este estado.

De acordo com dados da Setran, grande parte dos veículos são retirados pelo próprio proprietário após a notificação aplicada pelos agentes de trânsito. No Quietude, 43 situações foram verificadas, em 4 delas o veículo foi encaminhado ao Pátio Municipal. Já no Anhanguera, 63 passaram por fiscalização e somente 3 precisaram ir ao Pátio.

Além do trabalho através de patrulhamento e no Cidade Total, a população pode denunciar locais com veículos nestas condições pela linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194.

A fiscalização tem como base a lei municipal 1564/11, que regulamenta os critérios de remoção. Durante o trabalho, os agentes de trânsito tentam identificar os proprietários que, quando localizados, são notificados a retirar o veículo do local em até 24 horas. Caso a instrução não seja atendida, o carro é recolhido ao Pátio Municipal. Em situações em que o proprietário não é localizado, a notificação é publicada na imprensa via edital.

Os veículos encaminhados ao Pátio Municipal podem ser retirados pelo proprietário após regularização de documentação e pagamento de taxas e eventuais multas.

De acordo com o secretário municipal de trânsito, Marcelo Afonso Prado, este tipo de ação é essencial para garantir mais segurança à vizinhança dos arredores. “O veículo abandonado se torna um transtorno, pois além de alterar a paisagem, ainda serve de abrigo e esconderijo para pessoas mal-intencionadas”.

Informações sobre o trânsito na Cidade podem ser obtidas através da linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194.

Próximas etapas – Além do Quietude e Anhanguera, os bairros Sítio do Campo, Glória, Vila Sônia, Antártica e Tupiry também já foram atendidos pelo Cidade Total. A próxima etapa do programa, beneficiará o Bairro Nova Mirim. Serviços de manutenção, cidadania, conscientização e soluções de demandas apontadas pela própria população fazem parte do pacote de medidas que desenvolvidos nos bairros.