Atleta juvenil de PG ganha prata na 1ª fase da Copa SP de Ginástica Rítmica

Sabrina Barreto sobe no pódio na prova de fita, no nível 2

11/6/2019

A equipe de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL e Liga Praia-grandense de Ginástica) conquistou uma medalha de prata na primeira fase da Copa São Paulo de Ginástica Rítmica Desportiva, categorias pré-infantil (9 e 10 anos) e juvenil (13 a 15 anos), níveis elite, 1 (avançado) e 2 (intermediário) – disputa regida pela Federação Paulista de Ginástica (FPG) com chancela da Confederação Brasileira (CBG). O evento finalizado no último domingo (9), ocorreu no Ginásio Aristides Pisoni, em Americana.

O vice-campeonato foi conquistado por Sabrina Barros da Costa Barreto na prova da fita, na juvenil, no nível 2. A atleta foi ainda nona colocada no individual geral (somatória de pontos obtidos pela atleta nas provas de maças e fita). Além dela, outras ginastas de Praia Grande competiram. Na fita, Isabela Aguiar Maria Eduarda de Oliveira obtiveram os 24º e 25º lugares. No geral, Karen Utino Sartori ficou na 13ª posição, Larissa Gonçalves Conceição na 26ª e Isabela Puliti na 36ª.

Na disputa por equipe juvenil nível 2, o time A de Praia Grande ficou na quarta colocação com Sabrina, Isabela Aguiar e Karen. Já o selecionado B foi o oitavo melhor com Larissa, Maria e Isabela Puliti. No conjunto de cinco arcos, o grupo de Praia Grande fechou em nono lugar. Vale frisar que o grupo de Praia Grande é comandado pela professora Flávia Beatriz Ferro.

“Realizamos uma ótima competição. Estou muito orgulhosa dessas meninas”, afirmou Flávia. “Maças e fitas são disputas que exigem muita coragem e nível técnico. A medalha conquistada pela Sabrina é um feito extraordinário. O nosso conjunto de cinco arcos mostrou muita garra e expressão, fazendo uma linda apresentação. A cada competição evoluímos um pouco e mostramos mais recursos”.

Outras categorias – Em maio, no Ginásio de Esportes Juca Moreira, em Pindamonhangaba, a equipe feminina adulta (mais de 15 anos) nível 1 (avançado) de Praia Grande sagrou-se vice-campeã da primeira fase da Copa São Paulo de Ginástica Rítmica Desportiva. O título da disputa ficou com a turma de Osasco com 36,9 pontos. Praia Grande foi vice-campeã com 26,050. E a terceira posição com o Clube Vila Souza do Guarujá que somou 25, 200. Competiram por Praia Grande as ginastas Thayná Cavalcante de Almeida Silva, Thalita Pereira Andrade e Victória Nascimento Cambuí da Silva.

Esta classificação final é a somatória de pontos obtidos pelas atletas em cada uma das provas individuais. No arco, Thayna ficou em 11º lugar. Thalita em 16º e Victória em 20º. Na bola, Thayna foi a 10ª melhor. Thalita a 15ª e Victória a 17ª. No individual geral, Thayná fechou na 11ª colocação, Thalita na 17ª e Victória na 20ª. Vale ressaltar que a ginasta Bruna Ribeiro dos Santos representou Praia Grande na disputa da categoria infantil (11 e 12 anos). Na corda, assegurou a 10ª posição. Nas mãos livres, terminou na 19ª. No individual geral, garantiu a 17ª.

Retrospecto - Em 2018, na primeira fase da Copa, na nível 1 adulta, a praia-grandense Thayná Cavalcante da Silva ganhou medalha de bronze na prova de fita, terminou em quarto lugar nas maças e no individual geral (somatória de pontos obtidos pela atleta em cada uma das provas). Na nível 1 pré-infantil (até 10 anos), Bruna Santos foi medalha de bronze na corda, quarta no individual geral e 12ª melhor nas mãos livres.

Na segunda fase, na nível 1 infantil, Stephanie Mendonça terminou em 14º lugar nas mãos livres e em 16º na corda. Maria Eduarda Costa foi a 45ª nas mãos livres e na corda. Na nível 2 adulta, Bruna Costa foi a sexta colocada nas mãos livres e no individual geral, e a 12ª no arco. Na nível elite juvenil (13 e 14 anos), Larissa Conceição foi bronze no arco e no individual geral, e 21ª posicionada nas mãos livres. Gabryela Mendonça garantiu a 12ª colocação nas mãos livres, 33ª no arco e 35ª no individual geral. Na nível 1 pré-infantil, Bruna Santos foi a terceira melhor no individual geral, quinta nas mãos livres e oitava na corda.

Na Copa São Paulo de 2017, a equipe infantil (11 e 12 anos) nível 3 (iniciação) da Cidade conquistou o troféu de vice-campeã. O grupo municipal juvenil (13 a 15 anos) nível 3 terminou na terceira colocação. Individualmente, foram obtidas cinco medalhas (um ouro e quatro bronzes). Em 2016, o grupo de Praia Grande faturou o troféu de campeão na juvenil e o de terceiro colocado na baby nível 3. A turma infantil venceu no nível 2 (intermediário e avançado). Individualmente, ganhou quatro medalhas (dois ouros, uma prata e um bronze). Em 2015, o time da Cidade conquistou três medalhas (duas pratas e um bronze). O conjunto de 5 bolas terminou na quarta colocação.