Espetáculos teatrais do Núcleo Artístico Palácio das Artes são selecionados para o Fescete

Alunos fazem parte das oficinas gratuitas de teatro de Praia Grande

19/6/2019

Foto Indisponivel

O Núcleo Artístico Palácio das Artes tem mais uma vez um encontro marcado com o Festival de Cenas Teatrais (FESCETE), considerado um dos eventos mais importantes do País. Desde 2015 figurando com cenas selecionadas, a Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande participará com duas apresentações neste ano: “Encontro e Despedidas” (dia 24 – sétima cena da noite) e o “O Dinheiro do Tio” (dia 25 – quinta cena) no Teatro Braz Cubas, em Santos. A primeira cena do dia começa às 19 horas.

Formado por 18 atores da Cia. Criação Teatral, a cena de “Encontro e Despedidas” fala sobre a história de quatro mães e quatro filhos que, em algum momento da vida, se separam por distintas questões sociais. Segundo a diretora do espetáculo, Selma Bosch, a apresentação faz parte de uma trilogia do desalento.

“A trilogia tem os espetáculos que seguidos nesta ordem (“Alice Despedaçada”, “Amor pra Recomeçar” e “Encontros e Despedidas”) contam a historia de David e Alice, porém utilizam estéticas diferentes e até momentos diferentes da minha vida quando escrevi. Elas tratam do existencialismo e como lidar com os problemas enfrentados”, conta Selma.

Outro espetáculo escolhido é “O Dinheiro do Tio” do grupo Insuporsanos. Alan Queiroz, diretor da peça, falou sobre a dificuldade de ter que encurtar o espetáculo de 1h10min para, no máximo, 15 minutos em virtude do regulamento do Festival. “Nós trabalhamos, quando vamos fazer uma adaptação, com a essência do espetáculo, pegando a parte principal do texto e trabalhamos essa cena de forma que toda a história possa ser compreendida, mesmo que as falas sejam diminuídas”.

A história, escrita por Isabel Samegima, trata do retorno de Ricardo à casa de seu tio milionário, um senhor que está à beira da morte. Para conseguir ficar com o dinheiro, o sobrinho finge um amor incondicional ao seu tio Inácio, trazendo junto consigo, além de seus dois filhos adolescentes, a sua ex-mulher e sua irmã completamente ‘preocupadas’ com o estado de saúde dele.

O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, recorda que o Núcleo Artístico está entre os ganhadores nos dois últimos anos de participação. “Em 2017, o monólogo Pomba Enamorada ganhou três prêmios na edição: menção honrosa de texto adaptado, melhor atriz (categoria monólogo) e 3º lugar de melhor cena em sua categoria. No ano passado, o Matheus Parize venceu o prêmio de melhor ator revelação. A expectativa é sempre bacana para o FESCETE e esperamos que o público e os jurados gostem da nossas apresentações”.

Fescete– Em sua vigésima terceira edição, o Fescete conta com a participação de mais de mil artistas de diversos segmentos: teatro, dança, música, poesias e artes visuais, música, incentivando a formação de novos grupos e fortalecendo a cultura teatral. Neste ano, o Festival acontece de 13 a 28 de junho e terá, ao todo, 13 produções artísticas de Praia Grande. Mais informações em www.fescete.com.br.