Parque da Cidade é reaberto à visitação no dia 17

Solenidade de inauguração acontecerá às 9 horas

6/8/2019

Um importante ponto turístico de Praia Grande, o Parque da Cidade, localizado no Bairro Sítio do Campo, será reaberto à visitação. O espaço foi todo revitalizado, ganhando mais áreas verdes, novas câmeras do sistema de vídeomonitoramento, playgrounds, espelho d’água e local destinado a animais de estimação. A solenidade de entrega da obra acontecerá no sábado (17), às 9 horas. Todo o trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

O parque fica dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, na esquina da Avenida do Trabalhador com a Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos. O espaço voltará a funcionar todos os dias, das 8 às 22 horas.

As mudanças já começam na entrada do Parque da Cidade. Foram instalados blocos de bicicletários com capacidade total para 200 bicicletas. Além disso, o portal de entrada também está contando com novo paisagismo, com folhagens. O trajeto de aproximadamente 500 m² da entrada até o espelho d’água do parque ganhou piso novo, em pedra Goiás (nos mesmos moldes da Av. Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão), beneficiando a circulação de pessoas no trecho. Além disso, os arredores do espelho d’água ainda ganharam lounges com bancos.

Praticantes de slackline, esporte de equilíbrio sobre fita elástica esticada entre dois pontos fixos, terão um espaço exclusivo no parque. Foi instalada também nova área com aparelhos de ginástica voltados para a terceira idade, desta vez, próximo ao orquidário, além dos equipamentos já existentes em outro trecho do parque. Ainda na área esportiva, o circuito de até 380 metros da pista de cooper do local foi revitalizado, com pintura e novas marcações de solo.

A quantidade de brinquedos no playground existente na praça foi ampliada e o solo ao redor destes locais também passou por melhorias, absorvendo parte do impacto das brincadeiras e evitando riscos aos pequenos.

Além disso, a entrada do espaço já foi reformada e conta agora com um totem informativo e uma escultura com o texto “ParqueDaCidade” instalada para que os visitantes possam tirar fotos. Atualmente, os trabalhos estão concentrados nos detalhes finais, como pequenos trechos de pavimentação e pintura.

O Espaço Conviver Lourdes Fernandes Lopes, instalado no local, foi todo reformado e uma área anexa foi construída, onde passará a funcionar o novo Programa de Integração e Cidadania (PIC) Sítio do Campo, que será gerido pela Secretaria de Assistência Social de Praia Grande.

De acordo com a responsável pela obra de revitalização do Parque da Cidade, a engenheira Soraia Milan, os trabalhos beneficiarão diretamente os utilizadores do espaço e, com certeza, atrairão ainda mais visitantes. “Já é um local muito visitado e bonito. Porém ainda tínhamos áreas livres que agora estão sendo ocupadas com novas atrações. Temos certeza que todos vão gostar muito”.

Polo Esportivo e Cultural – O Parque da Cidade fica no Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estácio Vanderlinde. Além do parque, o polo, com área de 89 mil m², conta ainda com pista de atletismo de padrão internacional, kartódromo com circuito oficial, orquidário e vagas de estacionamento.