Lojas de celulares são foco de forças-tarefas em Praia Grande

Ações acontecem em parceria com secretarias municipais e Polícias Civil e Militar

22/8/2019

Foto Indisponivel

Com o objetivo de prevenir o crime de receptação de celulares, forças-tarefas estão sendo realizadas em estabelecimentos comerciais especializados nesse segmento em Praia Grande. Trata-se de um trabalho conjunto entre a Administração Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), e as secretarias de Urbanismo (Seurb) e Trânsito (Setran), e as polícias Civil e Militar. Mais de 40 comércios já foram visitados em pouco mais de uma semana.

De acordo com o comandante da GCM, Edvaldo Pereira dos Santos, dos estabelecimentos visitados, alguns foram interditados ou receberam prazo para tomar providências com relação à documentação ou regras para o funcionamento das lojas. “Muitas vezes, essas lojas são irregulares e esse tipo de ação é uma forma de coibir que elas funcionem fora da conformidade e sejam um canal para a venda de equipamentos de procedência ilícita”.

As ações de prevenção à receptação de celulares é uma diretriz que visa reduzir também os crimes de roubo e furto de celulares e o secretário de Assuntos de Segurança do Município, Maurício Vieira Izumi, ressalta a importância desse tipo de trabalho conjunto. “Sabemos que grande parte dos roubos e furtos de celulares ocorre porque existe sempre alguém que compra esses produtos para revender, caracterizando a receptação. A partir do momento que a ação fiscaliza as lojas, já inibe esse tipo de situação”.

Em uma das ações, de acordo com o secretário, foi constatado que um dos aparelhos à venda apresentava bloqueio na Secretaria de Segurança Pública (SSP), entretanto não havia registro de furto ou roubo. Por este motivo, o aparelho foi apreendido, mas não caracterizou a receptação.

A Guarda Civil Municipal atende pelos telefones 199 e 153 e presta importante auxílio na área de segurança pública tanto no policiamento preventivo como no ostensivo.