Fortaleza de Itaipu encanta por sua história centenária e belezas naturais

Local é um dos principais pontos turísticos de Praia Grande

23/8/2019

Mais de 100 anos de história, protagonista em momentos importantes do Brasil como na Revolução Paulista de 1932, além de exuberante fauna e flora. Todas essas atrações fazem da Fortaleza de Itaipu, localizada no Bairro Canto do Forte, um dos principais pontos turísticos de Praia Grande.

Interessados em conhecer o local, cercado de belezas naturais, devem estar atentos. As visitas ocorrem aos sábados, domingos e feriados em três horários, 10, 14 e 16 horas, ao preço de R$ 5,00. O trajeto é feito obrigatoriamente de carro. Recomenda-se chegar quinze minutos antes destes horários devido a limitação de veículos, quinze por período. Informações através do telefone 3473-2511.

A Fortaleza de Itaipu teve sua construção iniciada em 1902 e é constituída por três fortes - Jurubatuba, Rego Barros e Duque de Caxias. Atualmente, a estrutura abriga a organização militar do 2ª Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe).

A área ocupada pela Fortaleza de Itaipu, de 2,4 milhões de metros quadrados, faz parte do Parque Estadual Xixová-Japuí, que abriga vasta riqueza em flora e fauna, como orquídeas de diversas espécies, bromélias, borboletas, saruês e lagartos.

Mesmo mantendo intensa atividade militar, impulsionada pelo recebimento de armamentos de última geração, a Fortaleza convive em perfeita integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais.

Curiosidade - Poucas pessoas sabem, mas Pelé, rei do futebol e maior atleta do século XX, foi recruta na Fortaleza de Itaipu em 1959, quando prestou serviço militar. Na época, o agora ex-atleta já era consagrado. Um ano antes havia conquistado a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira de Futebol, na Suécia, onde o mundo passou a conhecer seu talento.