De Olho no Futuro beneficia mais de cem alunos com entrega de óculos

Nesta terça-feira (10), 44 crianças ganharam o item durante evento

10/9/2019

O programa De Olho no Futuro cada vez mais se consolida ao levar qualidade de vida aos alunos da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (10), mais 44 meninos e meninas receberam óculos por apresentarem algum tipo de dificuldade de visão. Com a última entrega de aparelhos realizada na EM Idalina da Conceição Pereira, no Bairro Vila Sônia, a Prefeitura de Praia Grande já beneficiou 101 crianças com idades de 4 a 7 anos.

Realizado desde 2018, o programa tem como objetivo identificar possíveis alterações visuais apresentadas e, assim, evitar que o problema cause um baixo rendimento acadêmico. A iniciativa ocorre por meio de parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Saúde Pública (Sesap), além de contar com o apoio do Centro Cultural Dalton Pinheiro Pedroso, que faz a doação dos óculos de grau.

A doação realizada nesta terça-feira (10) foi a que beneficiou o maior número de alunos de uma única vez. Em maio deste ano, em duas solenidades, 38 crianças já foram contempladas com os aparelhos. Mais recente, em agosto, outros 19 meninos e meninas também receberam os aparelhos que corrige a visão. Somada todas as edições, incluindo a que ocorre na próxima semana, o programa De Olho no Futuro já atenderá mais de cem estudantes.

De acordo com o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, o programa permite diagnosticar e iniciar os tratamentos necessários, combatendo precocemente os problemas de visão. “Com o De Olho no Futuro fizemos o mapeamento da saúde ocular de nossos alunos com idade de 4 a 7 anos. Nosso objetivo é de que todas as nossas crianças consigam se desenvolver bem e a entrega de óculos com certeza vai contribuir para isso”.

Este ano, o De Olho no Futuro ampliou o número de alunos atendidos ao abarcar, além das turmas de Infantil I e II, também as do 1º ano do Ensino Fundamental. “Mais de 12 mil crianças com idade de 4 a 7 anos já passaram pela triagem e, aquelas que apresentaram alguma alteração, aguardam para passar pela consulta com oftalmologista. Isso só seria possível graças ao empenho de todos os envolvidos”, enalteceu a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida.

Idealizador do De Olho no Futuro, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, destacou que o programa tem também como objetivo auxiliar na diminuição da retenção e na evasão escolar. “Espero que nos próximos anos, a ação aconteça rotineiramente. Com início do ano letivo, as equipes da Seduc e da Sesap avaliem os novos alunos e façam o atendimento daqueles que apresentarem alguma dificuldade em enxergar”, destacou.

O chefe do Executivo, mais uma vez, enalteceu o apoio do Centro de Cultura Dalton Pinheiro Pedroso que fez a doação dos óculos. “Com a participação da sociedade civil agilizamos os trâmites burocráticos para a aquisição dos aparelhos. Para fazer as entregas realizadas até aqui, se fosse para a Administração comprar os equipamentos, levaríamos quase dois anos. Neste período a criança continuaria a apresentar dificuldades de aprendizado”.

Cronograma – O programa De Olho no Futuro começou em agosto de 2018, com a realização da triagem pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (Usafas). Em primeiro momento, a ação atendeu 2.085 crianças de oito escolas municipais. No final do ano, os professores da educação infantil passaram por capacitação onde aprenderam a fazer o exame inicial tabela de Snellen (quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos organizados em fileiras e colunas).

Com a capacitação dos docentes, o programa ampliou o atendimento alcançando mais de 8 mil alunos de turmas de Infantil I e II, das 33 escolas municipais de Educação Infantil. Desta forma, em maio, ocorreram as duas primeiras solenidades de entregas de óculos para os alunos que apresentaram necessidade de usar o aparelho. Neste primeiro momento, 38 crianças foram contempladas.

Para agilizar o atendimento dos alunos pelo oftalmologista, em julho deste ano, o programa entrou em uma nova fase. Antes, após fazer a triagem na unidade escolar a criança era encaminhada para mutirão de consultas realizadas no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Social (Cemas). Com a mudança, o corpo clínico vai até os pequenos atendendo-os em escolas polos.

No mês que completou um ano de atividades, o De Olho no Futuro passou por uma ampliação de atendimento. Para isso, os professores do 1º ano do Ensino Fundamental também passaram por capacitação para auxiliar a diagnosticar alunos que apresentem alguma dificuldade em enxergar. Desta forma, 4280 estudantes foram inseridos no programa, totalizando mais de 12 mil meninos e meninas beneficiados com a iniciativa.

Também em agosto, ocorreu a terceira solenidade de entrega de óculos que beneficiou 19 crianças. Já nesta terça-feira (10), mais 44 estudantes foram contemplados com os aparelhos que auxiliam a reverter o problema visual. Atualmente, todos os mais de 12 mil alunos já passaram pela triagem e, aqueles que apresentaram alguma alteração, aguardam para passar pela consulta com oftalmologista.