Equipe da Secretaria de Meio Ambiente participa de capacitação sobre arborização urbana

Ação cumpre uma das diretivas do Programa Município Verde Azul (PMVA)

13/9/2019

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Praia Grande participou de capacitação sobre ações e serviços relacionados a arborização urbana. A atividade aprimora e atualiza o conhecimento dos profissionais sobre as questões ambientais e cumpre também uma das diretivas do Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.

A capacitação foi direcionada para integrantes das equipes da Sema dos setores de Fiscalização e Administrativo. Os profissionais atuam diretamente com a questão de arborização urbana e no atendimento voltado aos munícipes.

A diretora da Divisão de Controle e Licenciamento da Sema, Elaine dos Santos Rovati, foi a responsável pela realização da capacitação. A profissional participou do 2º Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que ocorreu em São Paulo. O material do evento nacional foi adaptado à realidade de Praia Grande e transmitido nas atividades com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente.

Entre os temas debatidos na capacitação da Sema, destaque para a importância da arborização urbana, remoção em logradouro público e a supressão de exemplares arbóreos isolados fora de fisionomias vegetais e dentro de lotes particulares no Município. Crimes ambientais e as ações como poda drástica, anelamento, perfuração, caiação também fizeram parte da pauta dos trabalhos.

PMVA - Praia Grande recebeu o certificado de qualificação do ‘Município Verde Azul’ (PMVA), primeira fase do programa neste ano de 2019. A Cidade tem demonstrado cada vez mais preocupação e colocado em prática ações relacionadas a preservação do meio ambiente. Por conta disso, o Município seguiu a tendência dos últimos anos e deu novo salto no ranking, pulando do 94º lugar para a inédita 41ª posição.

Destaques – Entre as ações de destaque da Prefeitura estão: aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.