Prefeitura inaugura 17º Ecoponto da Cidade, no Bairro Quietude

Equipamento será inaugurado na sexta-feira (20), às 9 horas

17/9/2019

Moradores do Bairro Quietude ganharão um local adequado para o recebimento de materiais recicláveis com a inauguração de um ecoponto no trecho. A entrega oficial da obra de construção do equipamento acontecerá nesta sexta-feira (20), às 9 horas. O local será o 17º ecoponto em funcionamento na Cidade e fica localizado na Rua das Acácias, s/nº, esquina com a Rua Eros Emílio Turolla, na altura das Praças Jorge Luis de Souza e Wilson Floriano de Lima, Bairro Quietude.

Os ecopontos, junto com o serviço de Coleta Seletiva, são responsáveis pelo trabalho de recolha, recebimento e encaminhamento para o reaproveitamento de recicláveis na Cidade. A nova unidade, assim como as já em funcionamento, receberá materiais de segunda a sábado, sempre das 8 às 17 horas.

O equipamento contará com caçambas para o depósito de itens como plástico, vidro, madeira, podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). Todos os Ecopontos recebem também pilhas e óleo de cozinha; e as unidades do Caiçara, Aviação e Esmeralda recebem também o descarte de pneus.

O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, destacou a importância dos Ecopontos. “As unidades são ferramentas essenciais para a conservação da limpeza da Cidade, além de incentivar a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais. Desde que iniciamos o trabalho, a quantidade de itens descartados nestes locais vem aumentando, o que mostra que a população tem aderido cada vez mais a essa ideia ambiental”.

Yonamine destacou ainda que toda a população tem papel fundamental nesse trabalho. “A ideia da Administração Municipal é que as pessoas criem o costume de separar seu lixo limpo com a mesma frequência do lixo comum. É uma ação ambiental e social, uma vez que muitas famílias sobrevivem do trabalho de reciclagem”.

Endereços – Desde 2012, a Prefeitura disponibiliza na Cidade unidades Ecopontos. Confira os endereços dos equipamentos em Praia Grande:

* Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge)
* Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar)
* Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410)
* Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli)
* Real (Rua Lilás, 429)
* Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria)
* Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura)
* Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro)
* Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu)
* Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira)
* Ocian (Rua Gilberto Amado, 276)
* Canto do Forte (esquina da Rua Xixová com Av. Ecológica Cinthia Giufrida)
* Anhanguera (Rua Clovis Batista dos Santos - antiga Rua Particular, na altura da Rua José Barbosa de Andrade)
* Vila Sônia (Rua Arnaldo Augusto Batista, dentro da Feira Confinada)
* Melvi (Rua Leopoldo Augusto Miguez, entre às Ruas João Caetano e Marcelino de Oliveira - ao lado da Usafa Melvi)
* Esmeralda (Avenida Ana Pereira de França, em frente ao número 735).
Coleta Seletiva – A coleta seletiva de Praia Grande acontece meia hora antes da coleta domiciliar. Confira cronograma completo:
* Terça, quinta e sábado (dia)
Anhanguera, Antártica, Glória, Nova Mirim, Quietude, Santa Marina, Sítio do Campo (lado Guaramar), Tupiry e Vila Sônia.
* Segunda, quarta e sexta (noite)
Aviação, Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina, Sítio do Campo (lado Kartódromo) e Tupi.
* Terça, quinta e domingo (noite)
Caiçara, Maracanã, Mirim, Ocian e Real.
* Segunda, quarta e sexta (dia)
Cidade da Criança, Esmeralda, Flórida, Melvi, Princesa, Ribeirópolis, Samambaia e Solemar.