Políticas públicas realizadas em PG são apresentadas aos estudantes do Bairro Tupi

Oficinas são organizadas pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude de PG

18/9/2019

Foto Indisponivel

Pelo menos uma vez por ano, os mais de 600 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Vila Tupi, no Bairro Tupi, têm uma aula diferente, pois eles participam do programa #JuventudePG. As oficinas integram o programa e são organizadas pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), em parceria com diversas pastas municipais, do Estado e de entidades do terceiro setor.

Nas oficinas, os alunos aprendem sobre um conjunto de programas, iniciativas e atividades desenvolvidas pelo Governo direta ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam garantir um determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou até econômico.

Este ano, o programa ganhou nova forma e foi dividido em três etapas. A primeira etapa consiste nas oficinas que são apresentadas dentro das escolas, os alunos são levados a conhecerem os serviços públicos que a Cidade oferece dentro das seguintes áreas: esporte, cultura, turismo, lazer, saúde pública, assistência social, meio ambiente, educação, empregabilidade e empreendedorismo, trânsito, defesa civil, serviço militar, Conselho Tutelar, transporte, educação ambiental, enfatizando sempre o protagonismo juvenil.

A fase intermediária do programa compreende num aprofundamento dos assuntos apresentados nas unidades escolares, com os alunos que serão agentes multiplicadores de informação e conhecimento. Já a última etapa é levar os estudantes até os equipamentos públicos, de forma com que eles possam entender todo o funcionamento dos programas existentes, a fim de que eles possam compartilhar todo conhecimento apreendido com os colegas da escola, familiares e a comunidade do seu bairro.

A iniciativa é oferecida gratuitamente para as escolas públicas e privadas da Cidade e as unidades interessadas em receber o projeto devem entrar em contato pelo telefone 3496-5684.

Mês da Juventude – Durante o mês de setembro diversos eventos serão realizados voltados à Juventude. Dos dias 23 a 25 ocorre a IV Feira do Estudante e nos dias 28 e 29, o Festival de Esportes Radicais (Fera), das 12 às 22 horas, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, localizado na Rua Savério Fittipaldi, s/n°, no Bairro Quietude.