Unidades sociais de PG alertam moradores sobre risco das “fake news”

Aulas ensinam a usar smartphone e fugir das notícias falsas

18/9/2019

Os laboratórios de informática de três unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) de Praia Grande ganharam uma nova atração. Toda sexta-feira as salas são abertas para comunidade aprender a usar smartphones. Entre orientações, destaque para as dicas que ajudam a identificar e não compartilhar notícias falsas que chegam pelos aplicativos de mensagens ou redes sociais, as chamadas “fake news”.

A chegada de novas tecnologias atrai os mais variados adeptos. Atualmente, o celular é a mais comum delas. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem 230 milhões de smartphones em uso. Com certeza, conhecemos alguém que tem dificuldade em usar estes ‘aparelhinhos’.

Para ajudar estas pessoas, os PICs dos bairros Melvi, Quietude e Real agora utilizam o conhecimento dos professores de informática para esclarecer aos moradores. As atividades acontecem sempre às sextas-feiras, nos períodos da manhã, das 8 às 11 horas. São pequenas aulas e esclarecimentos de dúvidas que lotam as salas de informática.

Uma das principais lições das aulas tem a ver com um problema que existe em todo o mundo, provocado principalmente pela falta de informação: as fake news. Os professores explicam aos alunos como utilizar a internet para identificar notícias falsas e evitar a disseminação de conteúdos que podem denegrir alguém, levar um grupo ao pânico ou criar problemas generalizados.

Para participar basta ir a uma das unidades, durante o horário de atendimento e levar o aparelho. Não é preciso se inscrever.

O PIC do Bairro Melvi fica na Rua Heleny Rosa, nº 114. O telefone para informações é 3496-5064.

O PIC do Bairro Quietude fica na Rua Milton Daniels, s/nº. O telefone para outras informações é 3496-5063.

O PIC do Bairro Real fica na Avenida Presidente Kennedy, nº 3473-6623.