Praia Grande, Mongaguá e Polícia Rodoviária fiscalizam transportadores de RCC

Ação intermunicipal ocorreu na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na quarta (18)

19/9/2019

O combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC) segue sendo intensificado em Praia Grande. Na quarta-feira (18), uma nova ação deu sequência a este trabalho. Através de uma iniciativa intermunicipal, as secretarias de Meio Ambiente (Sema) praia-grandense e de Mongaguá, acompanhadas de uma equipe da Polícia Rodoviária, realizaram a fiscalização de caminhões transportadores de RCC. A blitz ocorreu na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, próxima da divisa entre as duas cidades.

Na prática, os caminhões eram parados e a Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande checava, através do Coletas Online, sistema de gestão eletrônica de rastreamento e controle, o Certificado do Transporte de Resíduos (CTRs), que é obrigatório na Cidade. Neste documento deve constar o destino final do resíduo. Caso fosse apontado que algum local de Mongaguá receberia este material, a equipe da cidade vizinha também realizava pesquisa semelhante.

A ação reunindo as duas Cidades cumpre uma das diretivas do Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.
“Vamos realizar uma programação ao longo do próximo ano com ações de fiscalização em parceria com a Prefeitura de Mongaguá. Praia Grande tem trabalhado de forma intensa para reduzir o máximo possível o descarte incorreto de resíduos da construção civil”, comentou o titular da Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

O diretor de Meio Ambiente de Mongaguá, Alexandre Barril, elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura de Praia Grande voltado a preservação do meio ambiente. O dirigente destacou que as duas cidades já estão trocando informações e experiências ao longo dos últimos meses. “Praia Grande é uma referência no combate ao descarte ilegal de RCC. Essa troca de informações é fundamental para coibir essa prática. Vamos tomar medidas para aprimorar cada vez mais esses trabalhos efetuados de forma conjunta”.

Câmera OCR – No último sábado (14), a equipe da Fiscalização de RCC da Sema apreendeu um veículo que estava transportando resíduos de forma irregular. A apreensão ocorreu na esquina da Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas com a Rua Guatemala, no Bairro Guilhermina. O veículo não possui cadastro e o Certificado do Transporte de Resíduos (CTR).

A apreensão só foi possível graças a utilização do monitoramento por câmeras de reconhecimento óptico de OCR (reconhecimento de caracteres) da Prefeitura de Praia Grande. Esses modernos equipamentos fazem parte do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) do Município. A atuação ocorreu de forma integrada e através de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Assuntos de Segurança Pública (Seas), Guarda Civil Municipal (GCM) e o Grupamento Ambiental.

“Praia Grande utiliza a tecnologia como arma nesse combate. Casos como este estão sendo resolvidos de forma favorável para Cidade por conta desse trabalho interligado”, comentou o coordenador de Fiscalização de RCC da Sema, Luciano Mola.

Denuncie - Munícipes que flagrarem atividades irregulares deste tipo podem denunciar essas infrações no Setor de Fiscalização de RCC da Sema, pelo telefone 153.