Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande realiza análises em busca de possíveis nascentes

Ação técnica atende normativa do Programa Município Verde Azul

24/9/2019

Foto Indisponivel

A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande está realizando mapeamento em diversas regiões da Cidade para verificar a possível existência de nascentes nas áreas urbanas. O objetivo é identificar esses locais para realização futura de ações de preservação. A atividade cumpre também uma das diretivas do Programa Município Verde Azul (PMVA), iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.

A ação faz parte de um projeto de verificação e confirmação de dados de mapeamentos sobre as nascentes realizado pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.
“Antes de qualquer coisa, é imprescindível a confirmação da existência dessas nascentes, pois como o mapeamento foi realizado através de softwares específicos, é importante verificar na prática se os apontamentos do mapa são realmente nascentes”, disse o chefe da Seção de Normatização e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande, Felipe Porto Medeiros Santos.

De acordo com o levantamento, no total, são 312 nascentes, dentre as quais 282 estão situadas nos Parques Estaduais da Cidade e áreas de mata fechada. Desta forma, é fundamental a preservação de suas características naturais.

As outras 30 nascentes identificadas no mapeamento estão localizadas em áreas urbanas. São esses espaços apontados pelos softwares que os técnicos da pasta pretendem verificar se realmente são nascentes ou não.

“A ideia é conseguir realizar as verificações de todas as 30 nascentes nos próximos meses. Após esta etapa terá início o planejamento de como será feita a preservação delas”, explicou o diretor da Divisão de Apoio da Sema, Aniello Garcia Annunciato.

O secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista, destacou que essas ações, assim como outras que estão ocorrendo, mostram a preocupação do município com as diversas questões ambientais, dentre elas a água. “A água é fonte de vida e quanto mais pudermos fazer para preservá-la, mais a população de Praia Grande terá água de qualidade para usufruir”.

Importância – As nascentes são afloramentos na superfície do solo das águas de um lençol freático que podem iniciar o curso de rios ou formar lagos. Tem fundamental importância para o equilíbrio ecológico de uma localidade e manutenção da vida de diversas espécies, dentre elas o homem.

Ações - Praia Grande tem demonstrado cada vez mais preocupação com as questões ambientais. A Cidade vem participando de campanhas, como a ação global ‘Hora do Planeta’. Outras medidas já são adotadas, como a intensificação na fiscalização de áreas de preservação ambiental, Operação Caça-Esgoto além de discussões sobre zoneamento ambiental e atividades de conscientização sobre o tema.

Outros destaques – Também fazem parte das ações o aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concursos sobre o meio ambiente.