Alunos de Praia Grande se apaixonam pela Música Popular Brasileira

Segunda edição do Festival da MPB reuniu cerca de mil alunos na EM João Gonçalves

27/9/2019

A primeira vez a gente nunca esquece. Desta forma, de acordo com o ditado popular, os integrantes da banda 4Teen terão para sempre na memória o II Festival de Música Popular Brasileira da Escola Municipal João Gonçalves, Bairro Aviação, em Praia Grande. A estreia da banda nos palcos ocorreu no evento organizado pela unidade escolar, na última quinta-feira (26). O público aplaudiu entusiasmado a apresentação dos jovens e promissores músicos.

A história da 4Teen está intimamente ligada a da 2ª edição do Festival. A banda foi criada há um mês por seis alunos da 8ª série do ensino Fundamental da unidade escolar e ocorre exatamente para que os amigos pudessem participar do evento de Música Popular Brasileira da escola. Após o sucesso da primeira apresentação, os jovens já sonham com voos mais altos.

“Amamos música. O Festival foi o motivo para nos unirmos para criar a banda. Agora estamos planejando seguir em frente. Vamos comprar um baixo e teclado para completar os instrumentos e ensaiar mais”, contou, animado com o resultado da primeira apresentação, um dos integrantes da 4 Teen, Bruno Almeida.

Além de Bruno, a 4Teen é formada pelos outros alunos: Fabrício Gonçalves, Maykon Dias, Luí Willen, Diogo Fabrício e Dhener Alves. “Começamos a ensaiar tem um mês. Deu tudo certo. Agora, vamos melhorar cada vez mais. Adoramos a Música Popular Brasileira e aprendemos isso aqui na escola”, disse o estudante e guitarrista, Maykon Dias.

A diretora da Escola Municipal João Gonçalves, Valesca Soares Barbosa, afirmou que o objetivo principal do Festival é que os alunos conheçam e possam se interessar pelos grandes nomes da música popular brasileira, como, por exemplo, Tom Jobim, Chico Buarque, Maria Bethânia, entre outros. Temas como intolerância religiosa e feminicídio também foram trabalhados no evento.

“Para o próximo ano a Escola vai incluir uma nova proposta dentro do Festival. A ideia da organização é que nossos alunos possam fazer e apresentar o seu próprio repertório com músicas autorais. É gratificante para professores e a equipe técnica perceber que esses jovens estão pegando gosta pela nossa MPB”, disse a diretora.

Além da 4Teen, o Festival contou com diversas atrações. Apresentações de grupo de danças, tributos as cantoras que marcaram época no Brasil e ainda hoje contam com legiões de fãs, Elza Soares e Elis Regina, também fizeram parte da programação especial do evento e arrancaram aplausos do público.

Enquanto o aluno da 1ª série do Ensino Fundamental, Eduardo Nóbrega, se apresentava, sua mãe, Shirley Valéria Nóbrega, era só sorrisos. Com muita atenção, ela não desgrudou os olhos do filho. Ao final, muitas fotos e abraços para festejar o momento especial vivido pelos dois no Festival. “Vê-lo se apresentar é motivo de muito orgulho. Estou feliz. As professoras também estão de parabéns, ensaiaram os alunos e as apresentações foram lindas. É importante que essas crianças possam conhecer a riqueza e a música de qualidade que a MPB oferece”, analisou Shirley.