Baile dos “Anos 60” marca 26º aniversário do Programa Conviver

Unidade do Bairro Guilhermina recebeu dezenas de pessoas

7/10/2019

Dezenas de pessoas participaram do Baile dos “Anos 60”, realizado na sexta-feira (4), no Conviver Guilhermina. O evento marcou os 26 anos do Programa Conviver de Praia Grande, que começou com um grupo de senhoras que se reuniam para fazer artesanato e cresceu ao longo do tempo. Atualmente, mais de 6 mil são atendidos

O salão foi todo decorado para o evento com discos antigos e luzes para criar um clima especial. Ao som de músicas da época, os frequentadores se divertiram e dançaram muito. Historicamente, o Guilhermina foi a primeira unidade do Programa, por isso recebe anualmente o baile comemorativo.

O bolo não poderia faltar. Os convidados se reuniram para cantar o parabéns. O evento contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, que destacou a importância do Programa Conviver para as milhares de pessoas que frequentam as unidades.

Segundo Maruca, o Conviver é um programa que faz com que os idosos sintam-se bem e o resultado desse trabalho pode ser visto na disposição, na energia e na alegria dos frequentadores. “Um dos destaques do programa é a participação assídua dos idosos nas atividades. Tenho muito orgulho de trabalhar com a terceira idade por conta da participação deles. De nada adianta a Prefeitura montar os equipamentos, dar as condições, se ninguém participa. Com eles é o contrário. Sempre estou com grande disposição”, destaca.

Início – O Programa Conviver foi criado em 27 de setembro de 1993. O Programa começou com um pequeno grupo de senhoras que se reuniam em uma sala na Secretaria de Promoção Social (Sepros) para conversar, costurar e tricotar. Depois o grupo começou a receber novos participantes e foi criado um coral. Com o crescimento foi necessário mudar para uma sede própria, que ficava na Rua Osvaldo de Oliveira. De lá, o grupo se mudou para a Rua Botafogo, onde funcionou durante alguns anos.

Mais pessoas recorreram ao Conviver Guilhermina e era necessário um espaço que comportasse a demanda, por isso a unidade passou a funcionar no atual endereço, na Rua Praia dos Sonhos, nº 245.

O programa foi criado para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem-estar e diminuísse a sensação de solidão, comum nesta faixa etária. No Conviver, os idosos podem fazer exercícios físicos, praticar esporte, jogar baralho, fazer artesanato ou até aprender a usar o computador para se atualizarem das novas tecnologias.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

As unidades do Conviver estão localizadas nos bairros: Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações bastar comparecer na unidade mais próxima ou ligar para: 3496-5015.