‘Praça Ecológica’ será referência sustentável em Praia Grande

Obras de remodelação do equipamento público seguem em ritmo acelerado

7/10/2019

Moradores e turistas de Praia Grande ganharão, em breve, um espaço que rapidamente se transformará em referência na Cidade em sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Com a remodelação da Praça Horácio de Oliveira Netto, localizada no Bairro Guilhermina, O Município terá uma ‘Praça Ecológica’. O espaço promete atrair pessoas de todas as faixas etárias e chamar a atenção da população para o tema.

As obras do equipamento público seguem em ritmo acelerado. O projeto une conceitos modernos e inovadores. A nova Praça prioriza a sustentabilidade, a eficiência energética e a acessibilidade. Será instalada uma fonte interativa para estimulação sensorial, com jatos d’água de reuso e focos de luz no piso, que criarão efeitos e movimentos de acordo com uma sequência estabelecida de evolução sincronizada.

Outro destaque de equipamentos que estarão disponíveis fica por conta da instalação de árvores solares, como as já em funcionamento na Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte. Essa tecnologia possibilita o carregamento gratuito de aparelhos eletrônicos, como smartphones.

Bicicletas ergométricas geradoras de energia serão disponibilizadas e assim as pessoas terão a possibilidade de participar diretamente do processo. Além do exercício físico, quanto mais pedalarem, mais energia para a recarga eletrônica será gerada. Postes com iluminação de LED alimentada por energia solar, reabastecidas ao longo do dia, realizarão a iluminação noturna.

Mas as novidades da Praça Ecológica não param por aí. O local receberá ainda piso permeável drenante. Esse material auxiliará na captação e encaminhamento por meio de um sistema projetado de calhas instaladas no solo, das águas das chuvas, que serão reaproveitadas.

As vias que compõe o sistema do entorno da Praça também passarão por importantes mudanças: a lateral do equipamento público e trecho da Rua Leme serão recapeadas com bloquetes intertravados de concreto, ampliando a área de circulação compartilhada para pedestres, ciclistas e veículos. Desta forma, a velocidade máxima no local será reduzida.

Desenhos – Outra ação que complementa os serviços e a nova estrutura da Praça Ecológica une as áreas de educação, cultura e meio ambiente. Os muros da Escola Estadual Dr. Abrahão Jacob Lafer, localizada em frente a Praça, também serão revitalizados. O local receberá desenhos de incentivo à preservação do meio ambiente e ecologia, produzidos por estudantes de unidades de ensino de Praia Grande.