Praia Grande conscientiza munícipes e turistas sobre a importância de preservar o meio ambiente

Cidade fez parte do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day)

8/10/2019

Foto Indisponivel

Praia Grande tem realizado ações destinadas a pessoas de todas as faixas etárias chamando a atenção para temas relacionados à preservação do meio ambiente, sustentabilidade, consumo responsável e reciclagem. Como parte deste trabalho, a Cidade participou do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), movimento que reuniu milhões de pessoas em todo o planeta. No Município, as atividades de limpeza da praia ocorreram no Bairro Guilhermina, na faixa de areia próxima a Praça Portugal.

Munícipes e turistas aderiram ao Dia Mundial da Limpeza. Cerca de 40 voluntários formaram a equipe que, além de recolher lixo e detritos na faixa de areia também procurou divulgar informações e conscientizar os banhistas.

“Cada um precisa fazer sua parte por um mundo melhor. Esse trabalho é diário e começa dentro de nossas casas com a separação do material que pode ser reciclado. A Prefeitura de Praia Grande tem trabalhado intensamente nesse sentido, criando espaços públicos, como os Ecopontos e ampliando a coleta seletiva”, comentou o secretário de Meio Ambiente (Sema) da Cidade, Israel Lucas Evangelista.

Os números alcançados em Praia Grande no Dia Mundial da Limpeza demonstram o grave problema. Em apenas 1 quilômetro de faixa de areia, a equipe coletou 67 quilos de lixo. Deste total, a quantidade de tipos de materiais jogados de forma incorreta pela população na praia impressiona: bitucas de cigarro, canudos, embalagens de alimentos, cotonetes, sacolas plásticas, tampinhas e lacres, pedaços plásticos, copos, talheres e pratos.

A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Cidade e o Instituto Mar. Também fizeram parte da iniciativa o Instituto Biopesca, a Aiuká e o Aquário de São Paulo. No total, 157 países aderiram a atividade. Cerca de 18 milhões de voluntários participaram em todo o mundo.

“É importante ter uma mudança de cultura e educação. As pessoas precisam entender que elas são responsáveis e que a preservação do meio ambiente é fundamental para a vida na Terra”, explicou a gerente de Operações do Instituto Mar, Laura Ippolito.

Para chocar munícipes e turistas que trafegaram pelo local, uma rede de pesca foi estendida. Nela foram presos materiais e detritos encontrados no mar, como garrafas pet, plásticos, sacolas e outros itens. “Assim as pessoas podem perceber o mal que fazem para o mar e a natureza”, declarou o aposentado, Paulo Alves de Brito, que reside em São Paulo e é proprietário de um apartamento na Cidade, no Bairro Guilhermina.

Ao final, o lixo recolhido ao longo das horas de atividades do Dia Mundial da Limpeza foi separado, quantificado e qualificado pelo Instituto Mar. Para finalizar todo o processo, os materiais reciclados foram encaminhados para os Ecopontos da Cidade.