Alunos voltam a enxergar as ‘letrinhas’ graças ao Programa De Olho no Futuro

Foram entregues 27 óculos para estudantes em evento na EM Ary Cabral

10/10/2019

Foto Indisponivel

O Programa De Olho no Futuro, iniciativa inédita da Prefeitura de Praia Grande, está tendo papel fundamental para que alunos das escolas municipais voltem a enxergar perfeitamente as ‘letrinhas’ e passem a ter um rendimento acadêmico adequado. São beneficiados estudantes de 4 a 7 anos. Nesta quinta-feira (10), no Dia Mundial da Visão, na EM Ary Cabral, no Bairro Quietude, em nova etapa do programa, a Cidade entregou gratuitamente mais 27 óculos para estudantes que foram diagnosticados com algum tipo de problema de visão.

A solenidade foi marcada também pela emoção. Os pais acompanharam seus filhos até o palco para receberem os óculos. Beijos e abraços, sorrisos e até lágrimas marcaram este momento especial. Para os jovens alunos, uma nova fase dentro e fora das escolas; já para os pais, a alegria de ver o filho livre de um problema de saúde que o atrapalhava.

Uma das mais animadas com os novos óculos era Isabela Santos Ribeiro. Aos 5 anos, a aluna do ensino infantil da Escola Municipal José Ribeiro dos Santos Cunha, do Bairro Glória, estava tendo fortes dores de cabeça e não conseguia cumprir com todas as lições propostas em sala de aula. Agora, após o De Olho no Futuro, esse cenário passa a fazer parte do passado. “Estou muito feliz”, disse a jovem.

A mãe de Isabela, Cleia Santos, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Praia Grande. Residente no Bairro Glória, ela acredita que agora a filha terá totais condições de melhorar o rendimento escolar. “A Isabela está animada para as aulas. A professora me avisou que ela estava com problemas. Sorte que o De Olho no Futuro começou. Minha filha foi muito bem atendida. Agora, ganhou os óculos. Eu não teria como comprar”, comentou.

O aluno Samuel Amorim estava acompanhado do seu pai, Robson Amorim. A dupla era outra que se destacava pelos sorrisos após o encerramento do evento. O jovem estudante, do 1º ano do ensino Fundamental da EM Fued Temer, Guilhermina, assim que recebeu a sacola com os óculos, já abriu e passou a utilizar o novo equipamento.

“Ele estava ansioso. Logo cedo estava pronto e queria vir para escola. Meu filho estuda na EM Fued Temer. A diretora me chamou porque percebeu que ele não estava bem nas aulas. Com o programa, isso não vai mais acontecer. Estou tranquilo e ele feliz”, afirmou o pai.

O prefeito da Cidade, Alberto Mourão, explicou que essa nova entrega gratuita de óculos cumpre mais uma etapa do programa, mas reforçou que o Município seguirá trabalhando de forma intensa para oferecer ainda mais qualidade nos serviços prestados não só para as crianças, mas também toda a população.

“Temos que seguir trabalhando e com responsabilidade. Me reúno semanalmente com as secretarias, inclusive a de Saúde, para analisar os dados e buscar aprimorar os serviços”, disse o chefe do Executivo.

De Olho no Futuro – O programa praia-grandense ocorre de forma conjunta entre as secretarias municipais de Educação (Seduc) e Saúde Pública (Sesap). A ação conta também com parceria do Instituto Cultural Dalton Pinheiro Pedroso, responsável por disponibilizar os equipamentos doados para os jovens.

“A parceria entre as duas pastas está surtindo o efeito planejado. Estamos atingindo 100% das crianças matriculadas na rede municipal de ensino na faixa etária proposta. Além de ajudar dentro da sala de aula, o De Olho no Futuro traz benefícios para o convívio familiar”, analisou o titular da secretaria de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Dados – Até o momento, com a entrega desta quinta, cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino já receberam gratuitamente óculos no Programa. Mas os números comprovam o alcance ainda maior da iniciativa. Com a inserção dos alunos das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, o ‘De Olho no Futuro’ atenderá mais de 12 mil crianças até o final do ano. Outro destaque é que as consultas com o corpo clínico ocorrem em escolas polos, facilitando assim o acesso aos procedimentos e agilizando o desenvolvimento da ação.

“É com muita alegria que superamos mais uma etapa. Demos um salto de qualidade quando trouxemos esses atendimentos para dentro das escolas, melhorando o acesso ao serviço especializado. Hoje é o Dia Mundial da Visão e Praia Grande tem muito o que comemorar com o sucesso do De Olho no Futuro”, festejou a secretária de Educação da Cidade, Nanci Solano Tavares de Almeida.