PIC Melvi realiza evento de conscientização sobre Outubro Rosa

Encontro teve participação da população e apresentações de dança do ventre

25/10/2019

O Outubro Rosa já está acabando, mas nunca é tarde para se conscientizar sobre o câncer de mama. Com o objetivo de abordar o assunto, o PIC Melvi realizou nessa sexta-feira (25) um encontro com a comunidade. Mas, além de um bate-papo no período da tarde, também teve lugar para festa e as responsáveis por isso foram as professoras e alunas de dança do ventre.

A diretora do PIC Melvi, Edna França de Siqueira, explicou que a ideia foi da professora de dança do ventre Hanna Aisha, que pediu um espaço para poder fazer uma homenagem para as professoras que ela teve, uma vez que os primeiros passos dela como bailarina também foram no PIC. Para Edna foi a oportunidade perfeita de unir uma comemoração com a conscientização. “Temos aqui no PIC algumas mulheres em tratamento contra o câncer e elas foram as primeiras a se animar a vir. Essa festa é para saudar a vida a e a saúde”.

A professora de dança do ventre, Hanna Aisha, teve o primeiro contato com a dança no PIC Melvi com a professora Érika Valesca Mano. Deu aulas voluntárias e atualmente é concursada e ensina cerca de 150 alunas de 5 a 70 anos de idade. Para ela é muito emocionante participar de um evento como esse porque foi no PIC Melvi que a história dela começou.

Hanna tem alunas que estão em tratamento e comentou sobre os benefícios que a dança traz a elas. “A dança serve como um alento, muitas estão tristes por conta da doença, mas quando chegam aqui e encontram as amigas e dançam elas conseguem se distrair disso e ficam mais felizes. Trabalhamos muito a coisa do grupo e do apoio e quando vemos uma já acompanha a outra no médico, realmente criando vínculos de amizade”.

A professora Erika Valesca Mano foi a responsável por desenvolver o projeto de dança do ventre nos equipamentos da Prefeitura em 2004. Ela ficou sendo voluntária de 2004 a 2008 quando passou no concurso. Atualmente dá aulas de ginástica artística, pilates e dança do ventre. Erika explicou que o evento de hoje foi uma ideia de Hanna que já foi aluna dela em 2005 e tinha vontade de homenagear as professoras que teve durante a carreira de bailarina. “Eu precisava participar desse momento porque tudo começou aqui dentro do PIC”.

A coordenadora dos PICs e Cafes, Jô Luna, comentou que é muito importante a junção da saúde com o social. “O câncer não é tratado somente dentro das unidades de saúde porque afeta a vida das mulheres em vários aspectos, então é necessário abordar a temática também dentro dos equipamentos sociais”.