Enxadristas de PG sobem no pódio

Atletas da Cidade destacam-se em eventos estadual e regional

5/11/2019

O selecionado de xadrez de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) subiu no pódio em dois eventos no último final de semana (2 e 3). Um quarteto masculino da Cidade conquistou uma medalha de bronze na categoria sub-18 da Copa Estadual Franco Montoro – que é o Campeonato Paulista Interequipes. Já o restante do time municipal faturou cinco medalhas (quatro ouros e uma prata) no 26º Torneio Regional em comemoração ao Aniversário do Clube de Xadrez de Cubatão (CXC).

Na Copa Franco Montoro, evento regido pela Federação Paulista de Xadrez (FPX) e realizado no sábado (2), no Centro Comunitário APCEF, em São Paulo, na Capital, o grupo municipal sub-18 competiu com o nome Trinca e teve em ação os jogadores Leonardo da Silva Oliveira, Ricardo de Lima Primo, Gabriel Rodrigues Estevão e André Nascimento de Melo. Na classificação geral (levando em conta todas as faixas etárias do evento), eles terminaram na 20ª colocação entre 61 agremiações.

No 26º Torneio de Aniversário do CXC – válido como quinta etapa do Circuito Cubatense, realizado no domingo (3), na Associação Desportiva Unipar Carbocloro, a turma de Praia Grande conquistou medalhas de ouro com André do Nascimento Melo e Ranya Pavezi Gonzales na categoria cadete (15 e 16 anos), Fabiana do Nascimento Melo na absoluta (idade livre) e Fátima Heberaldo na veterana (mais de 35 anos). E ainda trouxe um vice-campeonato com Amanda Rosa Lima na absoluta. O grupo praia-grandense tem comando técnico da professora Rosangela Domingos de Andrade Coelho.

CXC – No V Torneio Primavera - quarta etapa do Circuito Cubatense, a equipe de Praia Grande conquistou quatro medalhas (dois ouros, uma prata e um bronze). Na infanto-juvenil (17 e 18 anos), título para Gabriel Estevão. Na cadete, primeiro e segundo lugares para André Nascimento e Ricardo Primo. Na infantil (13 e 14 anos), medalha de bronze para Fabianna Melo.

Na terceira etapa do Circuito - 17º Torneio de Xadrez do SESI, vieram sete medalhas (três ouros, duas pratas e dois bronzes). Na mirim (até 10 anos), Giovanna de Andrade Coelho foi campeã. Na infantil, Fabianna Melo e Amanda Rosa ficaram nos terceiro e quarto lugares. Na cadete, ouro, prata e bronze para André Melo, Ricardo Primo e Hugo Leonardo Souza. Já Ranya Pavezzi foi a quarta melhor. Na infanto-juvenil, primeiro lugar para Gabriel Estevão, segundo para João Agrela e quinto para Rhayssa Gabrielly Lima. Na absoluta, Samuel Antônio Silva terminou na sexta posição. Na veterana, Fátima Aparecida Heberaldo encerrou na quinta colocação.

Na segunda etapa – Torneio Cidade de Cubatão, faturou seis medalhas (três ouros, três pratas e um bronze). Na mirim, Giovanna Coelho foi campeã. Na pré-infantil (11 e 12 anos), prata para Gabriela Semeghini. Na infantil, Amanda Rosa foi vice-campeã. Na cadete, ouro, prata e bronze para Ricardo Primo, Ranya Pavesi e Hugo Souza. Na infanto-juvenil, ouro para Gabriel Estevão. Na primeira etapa - Torneio Guará Vermelho e Torneio Feminino -, obteve seis medalhas (um ouro, três pratas e dois bronzes). Na cadete, ouro e prata para André Melo e Ricardo Primo. Na infanto-juvenil, segundo e terceiro lugares para Leonardo Oliveira e João Agrela. Na feminina idade livre, Amanda Rosa foi vice-campeã e Ingrid Martins da Silva Oliveira garantiu o bronze. Na infantil, Fabianna Melo terminou na quarta colocação. Na mirim, Giovanna Coelho foi a quinta melhor.

Retrospecto – Em 2018, João Paulo Amorim Agrela sagrou-se campeão geral da categoria infanto-juvenil do Circuito Regional Cubatense. Em seis etapas do evento, o grupo de Praia Grande obteve 21 medalhas (7 ouros, 10 pratas e 4 bronzes). Em 2017, a equipe de Praia Grande obteve dois primeiros lugares, um segundo e três terceiros na classificação final do Circuito Regional Cubatense. Ao todo, em seis etapas ao longo do ano, a turma da Cidade ganhou 31 medalhas (8 ouros, 9 pratas e 14 bronzes).

Em 2016, a turma da Cidade faturou seis medalhas no Circuito Cubatense. Em 2015, foram outras nove. Em 2014, conquistou um título geral, dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares. Em 2013, o time municipal obteve um título geral, um vice-campeonato e um terceiro lugar. Em 2012, um ouro e uma prata. Em 2011, a equipe de xadrez de Praia Grande faturou cinco troféus (três ouros, uma prata e um bronze). Em 2010, três ouros, uma prata e dois bronzes. Em 2009, um segundo e um terceiro lugares. Em 2008, uma taça de campeão e uma de vice-campeã.