Palestra aborda autoconhecimento com docentes durante HTPC

Atividade ocorreu na quinta-feira (7), na EM Profª Maria Nilza, na Vila Sônia

8/11/2019

Os professores da EM Profª Maria Nilza da Silva Romão, no Bairro Vila Sônia, participaram do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) diferenciado. Nesta quinta-feira (7), os docentes da unidade assistiram a palestra “Através do Espelho – Conhece-te a ti Mesmo para Desenvolver Pessoas”. O encontro contou também com a presença de educadores da EM Porto das Artes e da equipe técnica da EM Newton de Almeida Castro.

A palestra foi ministrada pelo mestre e doutor em psicanálise, Jairo de Paula, e contou com a participação de 60 professores aproximadamente. Durante o bate-papo, o palestrante destacou a importância da integração entre família e escola. “Além disso, busquei trabalhar o lado pessoal dos educadores, pois eles que tratam com diferentes tipos de pessoas todos os dias também são seres humanos e carregam consigo suas alegrias e tristezas”, destacou.

De acordo com Paula, o avanço tecnológico faz com que as mudanças ocorram cada vez com mais velocidade. “Nossos avós foram revolucionários, quando eles criavam determinada coisa tinham tempo para usufruir da mesma. Hoje temos uma sociedade onde os adultos penam para se adaptar as transformações que são cada vez mais rápidas devido à tecnologia. Imagina então a cabeça de uma criança que está em formação”.

O palestrante aproveitou a iniciativa da equipe técnica da EM Professora Maria Nilza em promover um momento de reflexão e autoconhecimento aos docentes da unidade. “Trata-se de uma sensibilidade e um alinhamento bem integrado da equipe de gestão da escola. Isso mostra a preocupação da direção em propor um conhecimento diferenciado à comunidade”, completou Jairo de Paula.

A palestra desta quinta-feira (7), foi a primeira de dois encontros que ocorrerão na unidade. No próximo momento, a escola ofertará a palestra à comunidade. “Já acertamos com Jairo de Paula para que venha num segundo momento para conversar com os pais e responsáveis. Levar esse mesmo conhecimento para eles também”, ressaltou a diretora da unidade escolar, Marcela Aparecida da Silva Rangel.