Ginasta artístico de PG é bronze no Brasileiro Pré-Infantil

Hadrian Correa é destaque na categoria de 9 a 11 anos

11/11/2019

A ginástica artística de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL – e Liga Praia-grandense de Ginástica) revelou um grande talento nesta temporada. No último domingo (10), na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, o atleta Hadrian Correa Prócida conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Pré-Infantil (categoria 9 anos).

O feito ocorreu na disputa individual geral que é a somatória de pontos obtida pelo atleta em cada um dos aparelhos (cavalo sem e com alças, argolas, salto sobre a mesa, barras paralelas simétricas, barra fixa e solo). Hadrian somou 79 pontos, sendo superado apenas por Caio Garcia (Grêmio Náutico União/Rio Grande do Sul) com 84,2 e Luiz Gabriel Cardoso (Clube de Regatas Flamengo/Rio de Janeiro) com 80,5.

Em outubro, no Ginásio da Arena Olímpica, em São Bernardo do Campo, Hadrian já havia impressionado ao conquistar o terceiro lugar no individual geral do Campeonato Paulista – primeira competição oficial na qual competiu. O jovem talento foi descoberto pelos professores Caio Américo Costa e Regina Célia dos Santos Guerra Rocha, no Ginásio Boqueirão, em Praia Grande.

Mais – Ainda no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística - evento regido pela Confederação nacional (CBGinastica) com apoio do Comite Olímpico Brasileiro -, na categoria pré-infantil sub-11 (10 e 11 anos), o praia-grandense Gabriel Matias Lazzarini de Sousa, de 11 anos, terminou em nono lugar na classificação do individual geral.

Na disputa da categoria juvenil sub-15 (14 e 15 anos), o praia-grandense Daniel Santana Vieira, 15 anos, terminou em 10º lugar no individual geral. William Domingos dos Santos Filho, 14 anos, foi o 11º melhor. Na sub-17 (16 e 17 anos), Gustavo Henrique Ramos Rezende de Moraes, 16 anos, garantiu a 16ª colocação. Por equipes (somando-se a pontuação juvenil sub-15 e sub-17), a turma de Praia Grande terminou na sexta colocação (entre sete agremiações). O time municipal foi comandado pela professora Regina Célia dos Santos Guerra Rocha com auxílio de Arthur Yan Sousa e Nicole Piacentini de Freitas Pereira.

Os rapazes da Cidade disputaram medalhas nas provas de solo, cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas simétricas, barra fixa, individual geral e por equipe. Além dos ginastas de Praia Grande, competiram 165 atletas de outras 21 agremiações representando os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Pernambuco, Sergipe e Amazonas.

Retrospecto – A última vez que a equipe de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc) disputou o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Pré-Infantil e Juvenil foi em 2015. Naquela oportunidade, o time municipal conquistou duas medalhas (um ouro e uma prata). O primeiro lugar de Praia Grande veio com Camille Giovanini Fonseca, 10 anos, na prova do salto sobre a mesa. Ela ainda foi quinta colocada no solo e no individual geral (9 e 10 anos). Na sub-9, Cássio Eduardo Menezes do Nascimento, de 9 anos, terminou em terceiro lugar no individual geral. Vitor Vieira e Lucas Nazareth acabaram nas quarta e sexta posições respectivamente. Na sub-11, William Domingos dos Santos Filho e Daniel Santana Vieira foram 18º e 19º colocados. Por equipes, o time masculino local ficou em sexto lugar.

Em 2014, no individual geral pré-infantil, Willian Domingos dos Santos Filho, de 9 anos, terminou em quarto lugar. Camille Giovanini Fonseca, de 10 anos, foi 15ª colocada. Já na juvenil, Nicole Piacentini de Freitas Pereira, 14 anos, encerrou na 29ª posição. Amanda Kathleen de Souza Santos (que lesionou o joelho durante a competição), 12 anos, ficou na 32ª. Em 2013, na pré-infantil, Thauan dos Santos Laia conquistou o bronze. Lucas Laubstein Costa terminou na 15ª colocação.

Em 2010, em Santos, Amanda Paulino de Lima terminou na oitava colocação. Thalita Pereira Andrade e Rayssa Teodózio dos Santos acabaram nas 15ª e 16ª posições. Giovanna Silva de Melo foi 30ª colocada. Ytallo Machado Lória encerrou em 29º lugar. Na infanto-juvenil (11 a 13 anos), 13ª colocação para Aurek Wiazowski. Depois ficaram Moisés Paulo Chinelli Neves (15º), Renato Mariano da Silva Júnior (21º), Maycon Jesus de Oliveira (27º) e Arthur Yan Sousa (30º). Em 2009, em Praia Grande, Paula Delgado Lima foi o destaque da equipe local ao conquistar o 13º lugar. Na infanto-juvenil, Aurek Wiazowski acabou na 24ª posição. Na pré-infantil, Maria Eduarda Santos ficou na 35ª colocação.